Devaneios Reveladores


Na verdade, se nos fosse dado penetrar com os olhos da carne na consciência dos outros, julgaríamos com mais segurança um homem pelo que devaneia do que pelo que pensa. O pensamento é dominado pela vontade, o devaneio não. O devaneio, que é absolutamente espontâneo, toma e conserva, mesmo no gigantesco e no ideal, a figura do nosso espírito. Não há coisa que mais direta e profundamente saia da nossa alma do que as nossas aspirações irrefletidas e desmesuradas para os esplendores do destino. Nestas aspirações é que se pode descobrir o verdadeiro caráter de cada homem, melhor do que nas ideias compostas, coordenadas e discutidas. As nossas quimeras são o que melhor nos parece. Cada qual devaneia o incógnito e o impossível, conforme a sua natureza. 

Victor Hugo, in 'Os Miseráveis'
 **Amigos tem post novo no outro blog!! Passe por lá? Obrigada! Clic aqui: floresnojardimdavida.blogspot.com
23 comentários via Blogger
comentários via Facebook

23 comentários:

  1. Bom dia!
    Lindo e o que de importante temos e somos únicos, nos devaneios.
    Beijos e bom sábado Vivian!
    Carla

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia,linda!
    Um excelente texto de Victor Hugo
    que me dá força quando "divago" e
    sou eu mesma,sim!
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo o poema, gosto muito do seu trabalho. Lindo fim de semana pra você, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Lindo,Vivian.Tens um faro maravilhoso pra trazer e encontrar trechos lindos! beijos,lindo fds,chica

    ResponderExcluir
  5. Bom dia querida!
    Tens algo de muito especial ao escolher o presente que nos dará a cada nova manhã.
    Victor Hugo é admirável, e Devaneios Reveladores é um encontro de nós com nós mesmos.

    Beijos de um delicioso dia.

    ResponderExcluir
  6. Realmente Vivian.
    O pensamento do homem é cheio de muitos detalhes, que só Deus mesmo para entender e por isso julgar.
    Cada vez que venho aqui me encanto.
    A maneira que garimpa tesouros, para nos fazer refletir é grandiosa.

    Beijo moça linda.
    PS: meu email é: fernandagmarinho@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Que grande verdade, o sonho é o que realmente conta a essência de um homem.

    Boa dia Vivian

    Bom final de semana

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. oi Vi,

    é mesmo como é bom
    poder comentar...
    lindo texto,
    o homem realmente é
    aquilo que ele sonha
    e deseja,
    aí encontramos sua verdadeira
    essência...

    muitos beijinhos,
    querida!
    robearzi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Bom dia LINDA !!


    Adorei !!

    Um lindo final de semana que seja cheio de flores !!

    Fiquei chateada de ter perdidos os comentários, são carinhos unicos que as pessoas deixam . Colocando imagem percebi as diferenças de visões . É muito bom isso . Mandei um email para você .

    ResponderExcluir
  10. São esses devaneios que nos levam a viver,,,sonhar e sentir...grande beijo de bom sabado pra ti querida,,,e é bom que o blogger fique firm...ele nos fez falta..rs..rs..

    ResponderExcluir
  11. Olá amiga querida! Desculpa a minha ausencia nos ultimos dias... tive adoentada e com uma semana com mt trabalho... ontem estava com imensas saudades de fazer coisinhas no PSP e fiz um novo template! Vim oferecer o novo award, link, mascote e selinho de seguidor:) Pra este cantinho e pros outros também:) Saudadinhas suas:)
    bjinhos 1000, Joana Neves
    http://joana-neves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. É tudo muito relativo mesmo...Cada um sonha de um jeito!
    Bom findi!

    ResponderExcluir
  13. O âmago do homem é o seu verdadeiro eu, e esse não pode mentir. Ainda bem que nao temos acesso à ele, pois assim não é deturpado por nada.
    Beijos e um fim de semana de paz

    ResponderExcluir
  14. Que lindo minha amiga...

    meu email é
    andreya.deborah@gmail.com

    beijo grande e um belo fim de semana.

    ResponderExcluir
  15. Amiga Vivian!

    Adorei este texto belíssimo.
    Victor Hugo sempre foi um dos meus favoritos.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  16. Enleios, que nos levam voar.
    Boa noite Vivian

    Beijinho
    Fernanda

    ResponderExcluir
  17. Olá, desculpe invadir seu espaço assim sem avisar. Meu nome é Fabrício e cheguei até vc através do Blog Machado de Carlos. Bom, tanta ousadia minha é para convidar vc pra seguir meu blog Narroterapia. Sabe como é, né? Quem escreve precisa de outro alguém do outro lado. Além disso, sinceramente gostei do seu comentário e do comentário de outras pessoas. Estou me aprimorando, e com os comentários sinceros posso me nortear melhor. Divulgar não é tb nenhuma heresia, haja vista que no meio literário isso faz diferença na distribuição de um livro. Muitos autores divulgam seu trabalho até na televisão. Escrever é possível, divulgar é preciso! (rs) Dei uma linda no seu texto, vou continuar passando por aqui...rs

    Narroterapia:

    Uma terapia pra quem gosta de escrever. Assim é a narroterapia. São narrativas de fatos e sentimentos. Palavras sem nome, tímidas, nunca saíram de dentro, sempre morreram na garganta. Palavras com almas de puta que pelo menos enrubescem como as prostitutas de Doistoéviski, certamente um alívio para o pensamento, o mais arisco dos animais.

    Espero que vc aceite meu convite e siga meu blog, será um prazer ver seu rosto ali.

    Abraços

    http://narroterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi linda,

    É preciso sonhar sempre, nos sonhos podemos tudo... É preciso forças e coragem para realizá-los.
    Acho que nada no mundo tem mais força do que os sonhos de um homem...

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  19. Minha querida

    E o que seria a vida sem sonhos e fantasias...seria muito triste.

    Como sempre uma escolha muito boa, adorei e deixo um beijinho com carinho.

    Sonhadora

    ResponderExcluir
  20. Vivian, voltei....rs
    Tinha esquecido de deixar o e-mail....

    cristalssp@hotmail.com

    Se você tiver msn e preferir, pode adicionar lá tá bom?

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá amiga querida... tudo a correr bem? vim te convidar a participar do 4º Pena de Ouro o convite está na minha Ilha acima das postagens. Estou te esperando no ostra, seja como participante ou apreciadora da poesia. beijos no coração!

    ResponderExcluir
  22. Lindo esse texto de Vitor Hugo. Quanta verdade ele encerra... Ah, se pudessem "entrar" em nossos devaneios...Abraços

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por deixar um comentário!