Ocupação Feliz



            Resolvi examinar as diversas ocupações que as pessoas têm na vida, procurando escolher a melhor entre elas;e, sem desejar dizer algo a respeito delas,concluí que não poderia fazer nada melhor do que continuar naquela que encontrei para mim, ou seja, ocupando toda a minha vida no cultivo da razão e na busca do conhecimento da verdade, seguindo o Método que prescrevi a mim mesmo.Eu senti um contentamento tão profundo desde que comecei a usar o Método, que não acreditava que alguém pudesse obter algo mais doce ou inocente nesta vida; e, ao continuar a descobrir, a cada dia, por meio dele, verdades que me pareciam dotadas de certa importância e das quais os outros não estavam em geral cientes, a satisfação que senti preencheu a minha mente de maneira tão plena que nada mais de modo nenhum me afetava.


               René Descartes, 
               in "Discurso do Método"


Fonte:citador.pt
33 comentários via Blogger
comentários via Facebook

33 comentários:

  1. Muito bom o texto, parabéns e uma linda semana pra você, beijos

    ResponderExcluir
  2. Na estrada da vida
    Em cada passo se fazer bailarina, é uma arte bonita.
    Vivian, lindo esse texto.

    Um beijo.
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vivian!!!
    Td bem! Saudades.

    Trecho interessante... q tds nós possamos encontrar o nosso "metodo" de vida e se sentir tão pleno e feliz.

    bjus

    Boa Semana!

    ResponderExcluir
  4. Um bom começo de semana pra você, Vivian!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Quando estamos satisfeitos conosco mesmos nada parece nos atingir...Lindo!

    beijos,ótima semana, a minha com neno pesteadinho e pediatra já agendado,logo: sem aulas!!!) beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Voltei...esqueci de dizer que adorei o telefonema!beijos,chica

    ResponderExcluir
  7. Bellissmo minha querida,,,é como uma reflexão interior,,,de tudo que nos move,,,nos dá sentimentos...e força pra seguir,,,grande beijo de boa semana pra ti...

    ResponderExcluir
  8. O importante é estarmos bem connosco, não é? O resto parecerá mais fácil.
    beijinho

    ResponderExcluir
  9. Assim devemos ser para que nada possa nos atingir.
    Bom dia Vivian!
    Xeros

    ResponderExcluir
  10. Bom dia querida.
    Como foi seu dia das mães, tudo certinho?
    Desejo que sim.

    Que linda mensagem, temos mesmo que estramos bem conosco, e por acréscimo tudo será bom.

    Beijos de uma deliciosa semana.

    ResponderExcluir
  11. Semana iluminada para ti!
    E que bem começou ela com um bom texto de Descartes.
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga,

    Feliz dia das mães para vc, um pouco atrasado rsr e uma ótima semana.


    bjo

    ResponderExcluir
  13. Oi Vívian
    Uma ocupação delicada e prazerosa.
    Deveria ser um métiodo de vida, aprender algo das Artes.
    um abrço

    ResponderExcluir
  14. Olá Vivian, me desculpe de a incomodar amiga mas estava a ter problemas no meu blog antigo e resolvi fechar, abrir outro novo. Gostaria de não perder sua amizade, por isso gostaria de contar com você neste novo cantinho, será que voc~e me quer dar essa alegria? Bjs muito grandes amiga. Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  15. Obrigado muito obrigado querida Vivian, há gente má que gosta de aborrecer os outros, agora neste blog espero me deixem estar. Um beijinho muito grande com muito carinho e obrigada por sua simpatia e amizade. Vou adicionar você neste. Bjs

    ResponderExcluir
  16. ...bom dia querida Vivian!

    nada melhor que Descartes
    para começar mais uma semana
    no mais perfeito equilíbrio.

    o resto vem por acréscimo.

    bj, alma linda!

    ResponderExcluir
  17. Todos temos que ter um método e quando o descobrimos passamos a se mais livres e independentes.
    Beijos e boa semana!!
    Carla

    ResponderExcluir
  18. Vivian,uma msg que mostra que sem esforço e planejamento nada se consegue!Muito reflexiva e bela postagem!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  19. oi Vi,

    os métodos que cada um de nós
    descobre é mesmo
    surpreendente,
    o mais importante é que nos faça
    feliz...
    esse é o grande segredo!

    beijinhos,
    minha linda

    ResponderExcluir
  20. Realmente as melhores ocupações são aquelas que nos fazem e nos deixam FELIZES e, se isso quer dizer - NÂO SE FAZER NADA... que sejamos felizes dentro do ócio, que às vezes é necessário, dentro deste mundo cheio de correrias...
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde LINDA !!


    Descobrir o seu caminho e ser feliz é o que realmente importar .

    Um dia cheio de flores !! Mil beijos!!

    Estou tentando me acostumar sem óculos.É complicado! ah!

    ResponderExcluir
  22. Oi Viviam,
    Descartes, nos dá aí uma receita para se tornar mais perspicaz na observação das pessoas.
    Abç, boa semana.

    ResponderExcluir
  23. Olá minha querida, que bom que passou esse dia feliz com sua mãe, eu passei longe da minha , é o segundo que passamos longe, mas passei com minha pequena foi ótimo...
    E quanto ao texto...
    Coisa boa é fazermos o que gostamos
    é sempre bom se sentir feliz e realizado..

    beijos minha linda e uma ótima semana a vc e aos seus amores...

    ResponderExcluir
  24. Vivian Querida
    Lindo texto!!! E muito verdadeiro. Sabes amiga eu para estar de bem com os outros tenho que estar de bem comigo mesma, caso contrário não me é possivel.

    Fico sem jeito ao ser destaque da semana em teu cantinho.
    Muito obrigado.
    Beijinho muito grande

    ResponderExcluir
  25. a gente sempre acha que as flores no jardim dos outros são mais bonitas, né? excelente reflexão! bjs!

    ResponderExcluir
  26. Tenho que admitir que ele encontrou uma maneira fascinante de ver e sentir a vida. Mas bem sei que cada um tem que saber o que mais aprecia, o que preenche e dá sentido em sua vida, desde que tudo o que escolher for com amor e lhe trouxe alegria..
    Beijinhos e ótima semana Vivian!
    Valéria

    ResponderExcluir
  27. No final de semana li esta obra de Descartes - faremos um seminário sobre o autor. Muito boa a tua escolha. É um livro que precisa ser lido por todos realmente, assim como As Confissões de Santo Agostinho. Parabéns pelo excelente gosto.

    ResponderExcluir
  28. Vivian,

    Tudo o que fazemos na vida fica mais bela feita com amor. Até mesmo a rotina melhora, se as coisas forem feitas com mais carinho. Digo fazer as mesmas coisas, todos os dias, mas de uma forma diferente. Por exemplo; mudar sempre de caminho, conhecer novas pessoas, contemplar as flores co campos, entendendo que as flores do campo podem ser as assinaturas, provando que Deus passou por lá!
    Obrigado sempre pelo seu carinho e amizade!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  29. Olá Vivian
    Quando descobrimos o prazer naquilo que fazemos, aí sim, estamos bem perto da felicidade.
    Bjux

    ResponderExcluir
  30. Olha, olha. Passei nesse instante em um blog que falava de bailarina =]
    Lindo o texto \o

    beijo, ótima semana

    ResponderExcluir
  31. Um texto muito interessante para que demos um sentido pleno às nossas vidas.
    É preciso descobrir o norte e seguir orientando-nos por valores e razões que dão sentido à nossa vida.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por deixar um comentário!