O velho e seu neto

          Era uma vez um velho muito velho,quase cego e surdo, com os joelhos tremendo.Quando se sentava à mesa para comer,mal conseguia segurar a colher. Derramava sopa na toalha e , quando, afinal, acertava a boca, deixava sempre cair um bocado pelos cantos.
      O filho e a nora dele achavam que era uma porcaria e ficavam com nojo. Finalmente, acabaram fazendo o velho se sentar num canto atrás do fogão.Levavam comida para ele numa tigela de barro e -o que era pior-nem lhe davam bastante.
          O velho olhava para a mesa com os olhos compridos, muitas vezes cheios de lágrimas.
       Um dia, suas mãos tremeram tanto que ele deixou a tigela cair no chão e ela quebrou. A mulher ralhou com ele,  que não disse nada, só suspirou.
          Depois ela comprou uma gamela de madeira bem baratinha e era aí que ele tinha que comer.
        Um dia, quando estavam todos sentados na cozinha, o neto do velho, que era um menino de quatro anos,estava brincando com uns pedaços de pau.
          _ O que é que você está fazendo?-perguntou o pai.
          O menino respondeu:
          _ Estou fazendo um cocho, para papai e mamãe poderem comer quando eu crescer.
    O marido e a mulher se olharam durante algum tempo e caíram no choro. Depois disso,trouxeram o avô de volta para a mesa.Desde então passaram a comer juntos e ,mesmo quando o velho derramava alguma coisa, ninguém dizia nada.

Irmãos Grimm-Tradução de Ana Maria Machado

O Livro das Virtudes-Compaixão-Pág.102
**Bom final de semana amigos!!!Bom carnaval para quem gosta e bom descanso para os que preferem a tranquilidade!!!!Beijos!Até segunda!!!!
45 comentários via Blogger
comentários via Facebook

45 comentários:

  1. Aqui plantamos as sementes,e também a colhemos.Cada ato tem seu merecimento.Já conhecia esse texto linda Vivian, mas todas as vezes que leio, me parte o coração.
    O tempo passa...E nós passamos junto a ele, só que o tempo continua um "menino" e nós dentro do jardim,colhendo o que plantamos.

    Beijinho linda Vivian.

    ResponderExcluir
  2. Vivian, bom dia!
    Eu já conhecia essa história, e que bom que você publicou! Todos ficaremos velhos, infelizmente não tenho mais meus pais, e fico muito triste com o descaso com idosos. Quem sempre cuidou de nós merece toda atenção, amor, cuidado. Sei que você gosta da tranquilidade nesses dias de carnaval, então bom carnaval! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Uma história comovente, o amor deveria existir sempre no coração das pessoas, pois é ele que faz com que sejamos humanos.Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Todos nós estamos trilhando esse caminho da velhice minha amiga querida...bom final de semana e bom feriadão pra ti...beijos.

    ResponderExcluir
  5. Vivian,
    Parabéns ao seu filho, muitas felicidades, tudo de bom! Minha sobrinha faz 1 aninho terça(21), que sejam todos muito felizes, bjs

    ResponderExcluir
  6. Essa história é maravilhosa...
    Comovente!!!beijos,lindo fds e bom niver pro Ni! chica

    ResponderExcluir
  7. É Vivian, os jovens se esquecem que vão ficar velhos também, precisamos ter o olhar e o coração dessa criança de 4 anos.
    Um beijo no coração

    ResponderExcluir
  8. Que lindo o texto,
    adorei..
    uma boa sexta e um ótimo feriadão Vivian.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. ai lindaaaa, me emocionei! que bom poder conhecer essa história atraves do seu blog =)

    www.tulipasdealgodao.com

    ResponderExcluir
  10. Vivian, muitos adultos se esquecem que um dia foram crianças e se esquecem principalmente que o futuro nos espera.
    Fico P da vida quando vejo um adulto reclamar de uma criança ou um idoso.
    Me dói.
    Olha, bom carnaval, viu?
    Xeros

    ResponderExcluir
  11. Vivian querida satisfação em estar aqui e ler uma história que guardarei para contar muitas vezes. Quem com ferro fere com ferro será ferido!

    Saudades amiga!!!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. oi Vi,

    querida minha,
    vamos por partes,
    primeiro adorei a história,
    a vida se faz de exemplos,
    o que se ensina aos filhos com nossas atitudes é o que eles acreditam que seja o certo,
    por isso devemos tomar sempre muito cuidado...

    segundo,
    parabéns para seu príncipe,
    aproveitem e comemorem muito...

    terceiro,
    obrigada por tanto carinho,
    amizade e amor...
    você é muito linda!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oi Vivian,

    quem dera todos os filhos pudessem aprender esta lição antes deles próprios se tornarem velhos e receberem o mesmo que deram.

    Um beijo e bom feriado!

    ResponderExcluir
  14. Oi , vc sabe que ontem a tardezinha eu lia algumas coisas na net e exatamente me aparece este texto, Vivian!!!! vc leu meus pensamentos rsrsrs, mas o texto é muito bonito , mostra como devemos sempre compreender os mais velhos, pois mais tarde ficaremos do mesmo jeito, uma lição de vida sem duvida!!!! rsrssr otimo feriadao a vc e sua familia,....

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo post,um texto emocionante, é de partir o coração o que algumas pessoas fazem com os idosos.

    Beijos ♥!

    ResponderExcluir
  16. Oi,Vivian!Muito calor por ai?Deve tá de lascar aqui tbm está.Já conhecia essa história,mas é bom sempre refletir sobre ela, todos nós ficaremos velhos um dia ou então morreremos é a única alternativa a velhice, e temos que aprender a lidar com nossos velhos.
    Um ótimo feriadão!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  17. Uma história emocionante, O tempo passa para todos e tem pessoas que não se dão conta disso.
    Tenha um bom carnaval.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Essa é uma excelente lição para despertar a todos nós, não é mesmo?
    Ninguém sabe do dia de amanha, portanto tratemos à todos com mesmo carinho e atenção que gostaríamos de receber.
    Ótimo feriadão minha querida...beijinhos
    * gosto de calmaria, mas aqui em casa vamos todos ter muitas tarefas a fazer rsrsrs... aproveitando estes dias que estarão todos por aqui. Creio que voltarei às atividades plenas nos blogs, na 4a feira somente.
    Beijinhos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  19. Esse conto é emocionante. Ninguém escolhe ser velho e dependente. E nem espera pelo abandono e pela falta de cuidados. O que não é visível aos olhos de adultos desperta, de forma inocente, o raciocínio lógico das crianças. E dele advém, muitas vezes, a sabedoria.

    Um fim de semana de luz e amor para você.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Eu adoro este texto! A ingratidão é uma chaga na humanidade, pois muito devemos àqueles que nos permitiram viver!! Quem não ama e respeita seus próprios pais, não pode amar mais ninguém...
    Tenha um maravilhoso feriado!!
    Beijos no coração!♥
    Mari

    ResponderExcluir
  21. Eis um conto sempre atual e com uma moral maravilhosa, "não faças aos outros o que não queres que te façam a ti" e a terceira idade sofre tanto... Tenho, por vezes a minha avó cá em casa (15 dias aqui, 15 dias no meu tio) e era impensável tratá-la assim. Às vezes já deixa cair as migalhas e até a comida. Eu só tenho de ficar caladinha no fim apanho sem que ele se aperceba. E é tão bom enquanto as temos! Bjs e um fim de semana maravilhoso!

    ResponderExcluir
  22. que lindo amiga
    que lição agimos muito pelo impulso
    lindos dias bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá, Vívian!

    Excelente lição esta. Como é importante respeitarmos os mais velhos, aqueles que nos criaram e nos ensinaram a viver.

    Bom feriado, amiga, tudo de bom.

    beijos

    ResponderExcluir
  24. Vivian,que msg mais linda e significativa!Devemos sempre acarinhar os nossos idosos!Bjs e bom carnaval pra vc!

    ResponderExcluir
  25. A lei de causa e efeito mostra sua cor. Seremos perguntados pelas atitudes.

    Vivian, sem Carnaval. Tudo normal. Bem mesmo é ficar uma Semana sem a Faculdade.

    ResponderExcluir
  26. Um feriadão com bastante alegria, beijo no seu coração!

    ResponderExcluir
  27. Olá querida,

    Às vezes fico imaginando a tristeza dos idosos de se verem excluídos e isolados pela família quando mais necessitam de cuidados e atenção.

    Todos chegaremos lá e, sem dúvida, estaremos colhendo o que plantarmos.

    A história é uma grande lição.

    Dê um beijo no filhote por mim e aproveitem bem o descanso.

    Acabei de chegar da escolinha do Pedro (meu sobrinho e afilhado), pois lá estava havendo um grito de carnaval. Me diverti (rsrsrsrs).

    Beijão.

    ResponderExcluir
  28. Vivian querida, já conhecia esta mensagem e mesmo assim quase chorei de novo,rsrs uma bela lição de vida...
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Lindo demais minha querida amiga.
    Bom fim de semana.

    beijinho e uma flor

    ResponderExcluir
  30. Oi Vívian, essa história é mesmo linda e faz a gente pensar.
    Que então o seu domingo seja muito alegre e festivo junto com seu pequeno aniversariante e família. De fato, é nessa idade que os meninos começam a esticar, de agora em diante vai crescer um tantão, rsrs.
    Meu carnaval vai ser no sossego de sempre, lendo muito, escrevendo e curtindo os meus queridos, marido e filho.

    Beijos minha querida amiga.

    ResponderExcluir
  31. Oi, Vivian, minha linda!!!
    Como eu penso nisso quando vejo "certas" coisas acontecendo, amiga!
    Uma excelente escolha!!!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  32. Olá Vivian!!!
    Venho desejar um feliz carnaval. Muita paz nesses dias.
    Beijinhos carregados de carinho!
    Lorena Viana
    pequena-prendiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Um belo final de semana pra ti minha amiga querida,,,muita paz e muita poesia pra alimentar a alma...beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  34. A Vivian, você também não se rendeu a essas lindas palavras, eu já conhecia e quando li agora relembrei, é uma lição de vida, mas o pior que não é só com pessoas que isso acontece, tenho um cachorro idoso, n~]ao enxerga e nem ouve, faz uma sujeira que só para comer e beber água, e o banheiro, qualquer lugar serve, mas vejo ele como um idoso, tem o focinho já todo branco, e cuidamos com muito carinho, e fico pensando nos outros cachorros por ai nesta idade, será que as pessoas tem paciência, se trata as vezes os entes queridos mal, imagina os animais né...beijos de confete minha querida...

    ResponderExcluir
  35. Olá!!!Esse texto me lembra a música "Pedaço de Couro" que Sérgio Reis interpreta.O enredo é quase igual.Bem legal e de uma forte reflexão, como essa história também.
    E aproveitando o momento da folia,
    vim lhe visitar, deixar meu abraço e colocar meu bloco na rua. E dizer-lhe que sua "Escola" é tudo de bom.Nota 10 em todos os quesitos, 10 em "harmonia", 10 em "alegorias", 10 em "adereços" e principalmente 10 pelo "conjunto". Que sua "evolução" nunca se dissipe e que você seja sempre a campeã desse samba-enredo chamado "Vida".Nessa folia, sou arlequim de sua paz e de sua alegria em viver.Conte comigo para convencer os jurados, de que sua "Escola"(blog) é NOTA DEZ em tudo.Bom Descanso!!! Rubi Valente.
    www.valentebrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Nossa, demais!
    Simples, porém tocante. Devemos dar valor a nossos pais, pois sem eles nem mesmo conheceríamos o valor da palavra valor.

    Um bom feriado.

    ResponderExcluir
  37. Olá amiga querida!
    Saudades... Estou a aproveitar esta paragem de Carnaval pra visitar os amigos e desejar um Bom Carnaval!
    Tem selinho para vc lá no meu blog!!
    Este é o link do mimo:http://dl.dropbox.com/u/2444571/Meu%20Blog/2012/mimo%20carnaval.gif

    Ofereço com maior carinho!
    um grande beijinho e um bom inicio de semana!

    PS: Tem tb mimo do Dia dos Namorados pois em Portugal comemoramos a 14 d Fevereiro...
    Joana Neves
    http://joana-neves.blogspot.com
    http://materialspsp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Minha amiga uma história maravilhosa, uma lição de vida.
    Bom restinho de domingo e uma excelente semana.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  39. Bela lição de vida!
    Respeitar os idosos é sinal de amor!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  40. Vivian acho que cheguei atrasada..mas feliz aniverssario para seu filho,muita saude para ele..
    Vivian eu conhecia esse texto..como é lindo ne?..todos nós estamos caminhando para ficar velhinhos e devemos hoje plantar boas sementes..
    vivian um bom feriado de carnaval..
    beijuss
    titi

    ResponderExcluir
  41. Que história comovente e cheia de sabedoria!
    Os idosos merecem nosso respeito e carinho sempre!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Oi Vivian! Linda demais sua reflexão! Com certeza devemos respeitar os mais velhos, principalmente aqueles que como esse vozinho já não tem mais forças e destreza com as coisas do seu cotidiano. Vejo tanta maldade e descaso com os idosos, principalmente com os doentes, os fracos, aqueles que mais precisam. Quem está bem de saúde sempre está bem, mas quem não está, precisa de alguém do lado para que o ajude e tenha paciência e entenda suas dificuldades. E temos que pensar bem, amanhã pode ser nós! Bjo grande, bom feriado!!!!

    ResponderExcluir
  44. Eu já conhecia a história,é muito comovente,pois nos leva a refletir sobre a importância de cuidar dos nossos idosos com carinho,eles merecem nosso amor e respeito e para que no futuro sejamos tratados também com amor e carinho!Parabéns!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por deixar um comentário!