Como ser feliz: Você Sabia que o Bom Humor e o Mau Humor são Contagiantes?

                                           Foto: Alexas_Foto
   
    "Ao longo do dia, nosso cérebro está constantemente processando os sentimentos das pessoas ao nosso redor, observando o tom de voz de alguém, o olhar, a postura. Com efeito, a amígdala é capaz de perceber e identificar uma emoção no rosto de alguém em 33 milissegundos e rapidamente nos prepara para sentir o mesmo (os cientistas descobriram que possuímos neurônios de espelhamento: células especializadas do cérebro capazes de perceber e mimetizar os sentimentos, ações e sensações físicas de outra pessoa).

Foto: platinumportfolio

       Além desse processo subconsciente, também avaliamos conscientemente o estado de espírito das pessoas que nos cercam e agimos de acordo. Os dois processos juntos possibilitam que as emoções sejam transmitidas de uma pessoa à outra num piscar de olhos. De fato, estudos demonstram que, quando três estranhos estão juntos em um cômodo, a pessoa mais emocionalmente expressiva transmite seu estado de espírito às outras em apenas dois minutos. 

Foto: Geralt

         Infelizmente, o poder do contágio emocional também implica que uma negatividade manifesta pode contagiar um grupo de pessoas quase instantaneamente. Daniel Goleman não poderia ter dito melhor: "Tal qual um fumante passivo, a expansão das emoções pode fazer de um mero passante uma vítima inocente do estado de espírito tóxico de alguém."

     Isso significa que, quando estamos ansiosos ou adotamos uma atitude mental abertamente negativa, esses sentimentos começarão a se estender a todas as interações, quer gostemos ou não. (...) Se apenas alguns minutos podem causar tamanho impacto, imagine os efeitos de dividir um ambiente com uma pessoa extremamente negativa por duas semanas ou dois anos. (...)

Propague o Benefício da Felicidade

Foto:StockSnap

    Felizmente, as emoções positivas também são contagiantes, o que faz delas uma poderosa ferramenta na busca pelo alto desempenho. O contágio emocional positivo tem início quando mimetizamos subconscientemente a linguagem corporal, o tom de voz e as expressões faciais das pessoas que nos cercam. 

          Por mais incrível que isso possa parecer, uma vez que as pessoas mimetizam os comportamentos físicos ligados a essas emoções, isso faz elas também sentirem as mesmas emoções. O ato de sorrir, por exemplo, faz seu cérebro achar que você está feliz, de forma que ele começa a produzir as substâncias neuroquímicas que de fato fazem você se sentir feliz. 


         Os cientistas chamam isso de a hipótese do feedback facial e esse conceito constitui a base da recomendação "Finja até virar verdade". Apesar de a positividade autêntica sempre vence sua contrapartida falsa, há evidências significativas de que mudar o seu comportamento primeiro - até mesmo a sua expressão facial e postura - pode acionar a mudança emocional.

    Dessa forma, quanto mais felizes forem as pessoas ao seu redor; mais feliz você ficará. É por isso que rimos mais em um filme cômico quando estamos em um cinema cheio de pessoas que também estão rindo (e é por isso que os programas cômicos da TV incluem risadas ao fundo). (...)

Trecho do livro:  O jeito Harvard de Ser Feliz - Shawn Achor
Pág. 218 a 229
Fotos: pixabay.com

O que você anda espalhando? Vamos refletir sobre isso?