Uma pequena decisão pode mudar tudo: Rosa Parks


                      Rosa Parks estava cansada, depois de um longo dia de muito trabalho. Mas sobretudo estava cansada de ser "jogada" de um lado para outro no ônibus, na vida. Estava farta das discriminações,das constantes humilhações sofridas .
                  Em 1955 nos Estados Unidos, o ônibus possuía uma área para brancos, os negros sentavam ao fundo, mas se todos os lugares estivessem ocupados, tinham que levantar e dar o lugar para a pessoa branca, mesmo com o ônibus vazio não podiam sentar na frente. No dia 1 de dezembro de 1955, sendo intimada à levantar, Rosa recusou-se. O motorista indignado, levou o caso à polícia. Rosa Parks foi presa e decidiu defender na justiça o caso da sua prisão. Esta decisão levou a comunidade negra de Montgomery a organizar um boicote de ônibus, numa demonstração de apoio. Todos os ônibus circularam vazios. As ruas estavam cheias de pessoas negras andando para o trabalho.


"A recusa de Rosa Parks em ir para o lugar reservado aos negros no ônibus, em 1955,marcou um momento histórico: o início do movimento que traria o fim da segregação legal nos Estados Unidos. Rosa certamente não suspeita que seu gesto viraria uma página da história americana das relações inter-raciais." Kai Friese


Fonte:Livro das Virtudes- CORAGEM-William J. Bennett
Pág.330 a 332 

*Sem apelar para a violência, sendo firme em seus propósitos Rosa Parks fez toda a diferença.

Leia mais sobre mulheres surpreendentes em: 
http://vivian-floreselivros.blogspot.com.br/2013/03/blogagem-coletiva-dia-da-mulher.html