Como ter saúde perfeita - Parte 2 - As técnicas

Foto: Geralt

            A primeira parte do texto tratou sobre a influência que nossos pensamentos e emoções têm sobre nossa saúde física. Vimos que apesar de não ser fácil, pois requer disciplina e ações da nossa parte, que é possível controlar e filtrar o que pensamos e sentimos. Se você não leu a primeira parte clique aqui.
            
     Hoje abordaremos quais atitudes e ações são necessárias para termos a saúde perfeita. Todas as sugestões contidas neste texto fazer parte do livro Conexão Saúde do Deepak Chopra e são frutos de pesquisas e observações de inúmeros casos.

Foto:Geralt


      "O poder interior de cura é a maior força de que dispomos para chegar à saúde." 
                                                                                Hipócrates


Segundo Chopra estas são as atitudes e ações que devemos ter para ter a saúde perfeita:

Foto:Geralt


_ Observe onde anda sua atenção: "Tudo o que recebe atenção cresce. Se você direcionar a atenção para situações negativas elas tomarão vulto em sua consciência e irão interferir em sua saúde." Foque no que você quer e não no que não quer.

Foto:41330

_ Tenha um objetivo na vida. "Quando conseguimos nos concentrar em um objetivo, damos um passo importante em direção à saúde. Objetivos definidos de vida - ter uma profissão, uma família, um hobby, etc... - mantêm as pessoas vivas, e o corpo responde a eles com vitalidade.

Foto:Geralt

_ Busque se conhecer. "O autoconhecimento leva a um estágio de tranquilidade e sensatez. Não há poder no mundo que se iguale ao poder conferido pelo autoconhecimento."

Foto:Geralt

Tome consciência dos pensamentos negativos, entenda-os e mude sua atenção. Não lute contra eles pois desta forma eles crescem.

Foto:Geralt

_ Tenha sua atenção focada no presente, no agora. Quando se presta atenção no momento presente, ele se desenvolve com plenitude.

Não viva preocupado nem com o passado, nem com o futuro. Desapegue-se. Lembre-se: " o passado é imutável, viver em meio aos enganos e mágoas do passado é totalmente improdutivo. Reconheça os erros passados, aprenda com eles e deixe-os no seu devido lugar, no passado. Para dedicar sua atenção ao presente é preciso a percepção sadia de que o passado se foi para sempre.  

As pessoas que se preocupam com o futuro se convencem de que a preocupação é, de certo modo, o modelo correto de pensamento para evitar que as coisas ruins aconteça. Entretanto, atenção é atenção. Tudo o que damos atenção cresce. Se ficarmos imaginando coisas que não queremos ver acontecer, é quase certo que o resultado será o oposto. Se queremos imaginar o futuro, que ele seja repleto de alegrias e coisas boas."

Foto: https://www.jornalnh.com.br

_ Seja Grato. "Os efeitos nocivos da preocupação são eliminados através da valorização do que a vida nos oferece."

Foto:Geralt

_ Valorize as pessoas que estão a sua volta, elogie, mas seja sincero. Todo mundo precisa se sentir importante e valorizado. Se você não se sente assim, dê o primeiro passo, elogie, reconheça. Lembre-se: "Faça aos outros o que espera que eles façam por você. Elogios e afeto produzem a saudável sensação interior de valorização."

Foto ColiN00B

_Tenha hábitos saudáveis. Preste atenção nos seus hábitos. Eles te fazem bem? O que fazemos diariamente tem um peso enorme na soma dos dias. "O bom hábito deve ser adquirido sem esforço durante um período de tempo, deve ser guiado por pensamentos positivos e conscientemente repetido, mas não como se fosse o inimigo de um hábito ruim. Cultivamos dessa forma, novos hábitos condicionam o corpo e a mente a gerar saúde e felicidade automaticamente."

Foto:Pixabay

_ Preste atenção no que você come e faça alguma atividade física. Procure introduzir alimentos saudáveis na sua dieta.

Foto: rawpixel

_ Use a moderação na vida. "O corpo tem limites que devem ser respeitados. Modere o apetite, o lazer, o trabalho e a quantidade de exercícios."

Foto:google

_ Tenha a mente aberta. As pessoas com mente aberta simplesmente têm por hábito abrir novos canais. Em vez de temerem, elas aceitam a oportunidade de descobrir algo novo, algo que desafie seus preconceitos e destrua ícones. A intolerância é um veneno, contamina o crescimento e impossibilita o florescimento da saúde perfeita. Uma mente curiosa e aberta é o pré-requisito para uma existência saudável.

Foto:DanielReche

_ Cultive a fé e o encantamento. "A fé transcende o conceito religioso, a fé é uma força primordial da natureza. A fé desconhece limites, pois a inteligência tem a capacidade infinita de criar novos aspectos da realidade."

Foto:Geralt

_ Veja os outros como a si mesmo. Segundo Tarthang "Quanto mais conheço os problemas dos outros, mais meus próprios problemas se dissolvem. O conhecimento do outro aumenta o autoconhecimento, o autoconhecimento aumenta a compaixão e a compaixão aumenta o conhecimento do outro." 

Foto:google

_ Cultive o amor por tudo que o cerca, pelas pessoas, pela natureza, etc...

Foto:mohamed_hassan

_ Pratique algum tipo de meditação

*Vou colocar no final do post a Meditação Atenciosa, que consta no livro.

Foto: Tanti Tati

Estas são as recomendações do Dr. Deepak Chopra para uma saúde perfeita. Vamos por em prática? 

Para mim o mais difícil está sendo organizar uma rotina que inclua exercícios físicos e a meditação. Já consegui cumprir um mês desta rotina, mais se esquecia um dia, acabava esquecendo os outros! Mas não desisti. E para você? O que é mais difícil de incluir na rotina?

    *Para quem tiver interesse em aprofundar o conhecimento recomendo a leitura do livro que conta ainda com a atenção detalhada do Chopra em relação as doenças, tais como Hipertensão, ataque cardíaco, derrame, câncer, fumo, álcool, drogas, controle de peso e obesidade, fadiga crônica, distúrbios gastrintestinais, disfunções sexuais, sono e insônia, estresse e estafa, distúrbios emocionais e depressão. 

Foto: Terimakash0

Deixo aqui a Meditação Atenciosa exatamente como está no livro, página 215:

"Trata-se se uma técnica simples de desencadear um estado de relaxamento profundo de corpo e mente. À medida que a mente se aquieta — e permanece desperta — você vai se beneficiar de um estado de consciência mais profundo e tranqüilo. 

1. Antes de começar, encontre um local silencioso em que não vá ser perturbado. 

2. Sente-se e feche os olhos. 

3. Concentre-se na respiração, mas inspire e expire normalmente. Não tente controlar ou alterar a respiração deliberadamente. Apenas observe. 

4. Ao observar a respiração, vai ver que ela muda. Haverá variações na velocidade, no ritmo e na profundidade, e pode ser que ela pare por um momento. Não tente provocar nenhuma alteração. Novamente, apenas observe. 

5. Pode ser que você se desconcentre de vez em quando, pensando em outras coisas ou prestando atenção aos ruídos externos. Se isso acontecer, desvie a atenção para a respiração. 

6. Se durante a meditação você perceber que está se concentrando em algum sentimento ou expectativa, simplesmente volte a prestar atenção na respiração. 

7. Pratique esta técnica durante quinze minutos. Ao final, 
mantenha os olhos fechados e permaneça relaxado por dois ou três minutos. Saia do estado de meditação gradualmente, abra os olhos e assuma sua rotina. 

Sugiro a prática da meditação atenciosa duas vezes ao dia, de manhã e no final da tarde. Se estiver irritado ou agitado, pode praticá-la por alguns minutos no meio do dia para recuperar o eixo."

Referências:
Chopra, Dr. Deepak - Conexão Saúde- São Paulo, 1991. Editora: Best Seller- Circulo do Livro
Imagens: Pixabay.com, google.com

Como ter saúde perfeita - Parte 1

Foto:evitaochel

            A primeira coisa que vem a mente quando pensamos em como ter uma boa saúde é na alimentação saudável  e logo depois em exercícios. E sem dúvida estas recomendações, velhas conhecidas de todos, são essenciais e devem fazer parte do nosso dia a dia. Mas não são as únicas. Abordarei outra vertente neste texto inspirado no livro Conexão Saúde do Dr. Deepak Chopra. 

     Todo mundo quer ter uma saúde perfeita. Mas nem sempre isso ocorre. Observando a nossa volta nos deparamos com pessoas que vivem doentes, mal se curam de uma doença já pegam outra, enquanto há pessoas que não pegam nem resfriado. E foi pensando nessa diferença que surgiram inúmeras pesquisas médicas para analisar este fato. A saúde perfeita é possível? O que precisamos fazer para tê-la? 


Foto:Tumisu


Entendendo o papel da mente na saúde física

          As teorias sobre inteligência emocional e inteligência positiva já vem afirmando e comprovando, através de pesquisas, no papel fundamental dos nossos pensamentos tanto na nossa saúde física quanto na nossa realidade diária. Segundo Deepak Chopra " A mente desempenha um papel crucial na gênese de todas as disfunções.[...] É obvio que as pessoas saudáveis são mais felizes que as doentes. E vários estudos vêm confirmando que o inverso também é verdadeiro: pessoas felizes são mais saudáveis que as infelizes. 

      A felicidade, que nada mais é do que ter pensamentos positivos a maior parte do tempo, provoca alterações químicas no cérebro que, por sua vez, exercem efeitos profundamente benéficos sobre o organismo. Por outro lado, pensamentos negativos ou depressivos causam alterações químicas que prejudicam o corpo.


Foto:Pexels

   Uma vez que controlamos conscientemente os pensamentos - escolhemos o que pensar-, é claro que a química cerebral pode ser controlada com facilidade. Pensar é exercitar a química cerebral. É ela que induz a secreção hormonal em várias regiões do cérebro, como o hipotálamo e a hipófise, e esses hormônios transmitem mensagens a todos os órgãos do corpo."

    Chopra afirma que " As profundas mudanças fisiológicas induzidas por pensamentos positivos levam à boa saúde porque são intermediadas por neurotransmissores estimulantes. Se o sistema imunológico estiver enfraquecido devido a raiva (tem um texto no blog falando sobre a raiva - para lê-lo clique aqui), a apatia, ressentimentos, conflitos e tristeza, então os pensamentos positivos aumentam a resistência do organismo à doença através de uma processo semelhante, cujo resultado é inverso."

       Tudo o que pensamos repetidamente se reflete em nosso corpo. Nossa vida é a soma de todos os impulsos, negativos ou positivos, que emanam  de nossa consciência. Ou seja, Somos o que pensamos.


Foto:IIdigo


Como usar os pensamentos a nosso favor?

          Chopra explica que "Para que os pensamentos curem, eles devem ser sinceros e constantes, pois quanto mais eles agirem sobre os neurotransmissores apropriados, mais os neurotransmissores poderão influenciar o cérebro." Aprender a reconhecer e a controlar nossos sentimentos e emoções é uma das chaves para a boa saúde, pois quando um deles assume é ele, sendo bom ou mal, que vai desencadear uma reação fisiológica correspondente.

         O psicólogo Abraham Maslow descobriu, após pesquisar inúmeros casos de pessoas bem sucedidas e saudáveis, "que tudo o que temos que fazer é buscar o melhor de nós. Ele percebeu que aquelas pessoas eram abertas para a vida, elas tinham certeza de criar o próprio destino. Toda vez que deparavam com um obstáculo externo, procuravam a solução dentro de si mesmas. Como se encaravam de maneira positiva seu corpo e sua mente trabalhavam juntos para manter a saúde. O essencial da descoberta foi que essas pessoas tinham a crença de que criavam alguma coisa. Esses momentos de descoberta e inspiração iam e vinham à sua revelia. Fora dessa grande vivência, até mesmo essas pessoas sofriam, definhavam e se sentiam confusas. No entanto, esses momentos especiais aconteciam em quantidades suficientes para torná-las seres humanos extraordinários."

           "Todos têm possibilidades de atingir um plano superior sem esforço nem sacrifício. Para isso é preciso pouco mais que mudar o conceito de normalidade." Em outras palavras, quando mudamos nosso modo de ver o mundo, quando mudamos as crenças que nos limitam e nos abrimos para o novo a mudança ocorre praticamente sozinha.


Foto:Klimkin


Conclusão da primeira parte:

       Resolvi dividir o assunto em duas partes para não ficar muito longo. Nesta primeira parte conhecemos como a mente interage e interfere com as funções do nosso corpo através de nossos pensamentos e emoções. Vimos também que é possível, embora não seja fácil, controlar nossas emoções e assim filtrar nossos pensamentos. Usando-os para o nosso próprio bem estar, em vez de contra nós mesmos. 

   Na segunda parte, que publicarei nesta sexta-feira, veremos como ter saúde perfeita através de pequenas mudanças na nossa rotina e técnicas que irão nos auxiliar a praticá-las. Lembre-se o conhecimento precisa ser posto em prática para dar resultados.


  *Faça uma reflexão, pergunte-se: Que tipo de pensamento estou repetindo continuamente? Como ando me sentindo? As respostas para estas perguntas indicarão que atitudes você pode mudar para melhorar.

Referências:


Chopra, Dr. Deepak - Conexão Saúde- São Paulo, 1991. Editora: Best Seller- Circulo do Livro

Imagens: Pixabay.com