A cumbuca de ouro


       Eram dois vizinhos, um rico e outro pobre, viviam turrando. O gosto do rico era pregar peças no pobre.

         Certa vez o pobre foi à casa do rico propor um negócio. Queria que ele lhe arrendasse um pedaço de terra que servisse para a plantação duma roça de milho. O rico imediatamente pensou num pedaço de terra que não valia coisa nenhuma, tão ruim que nem formiga dava. Fez-se o negócio.

        O pobre voltou para sua choupana e foi com a mulher ver a tal terra. Lá chegados, descobriram uma cumbuca.

      _ Chi, mulher, esta cumbuca está cheia de moedas, venha ver!

         _ É de ouro!_disse a mulher._Estamos arrumados!...

    _ Não_ disse o marido, que era homem de muita honestidade. _ A cumbuca não está em terra minha e portanto não me pertence. Meu dever é dar conta de tudo ao dono da propriedade.

            E foi ter com o rico, ao qual contou tudo.

          _ Bem_disse este_ nesse caso desmancho o negócio feito. Não posso arrendar terras que dão cumbucas de ouro.

        O pobre voltou para sua choupana, e o rico foi correndo tomar posse da grande riqueza. Mas quando chegou lá só viu uma coisa: uma cumbuca cheia de vespas das mais terríveis.

           _ Ah!_ exclamou._ aquele patife quis mangar comigo, mas vou pregar-lhe uma peça.

          Botou a cumbuca de vespas num saco e encaminhou-se para a choupana do pobre.

        _ Ó compadre, feche a porta e deixe só a janela aberta. Tenho um lindo presente para você.

      O pobre fechou a porta, deixando só meia janela aberta.O rico, então, jogou lá dentro a cumbuca de vespas.

         _ Aí tem compadre, a cumbuca de moedas que você achou em minhas terras. Regale-se com o grande tesouro_ e ficou a rir de não poder mais.

          Mas assim que a cumbuca caiu no chão, as vespas se transformaram em moedas de ouro, que rolaram.

          Lá fora o rico ouviu o barulhinho e desconfiou. E disse:

           _ Compadre, abra a porta, quero ver uma coisa.

            Mas o pobre responde:

         _ Não caia nessa.estou aqui que nem sei o que fazer com tantas vespas em cima. Não quero que elas ferrem o meu bom vizinho. Fuja, compadre!...

             E foi assim que o pobre ficou rico e o rico ficou ridículo.

            Monteiro Lobato

Fonte:O livro das virtudes-William J. bennett
pág.387- Honestidade
3 comentários via Blogger
comentários via Facebook

3 comentários:

  1. Oi querida obrigada por me seguir...Sinta- se em casa lá no blog
    Seu blog é lindo!
    Já coloquei o seu Banner lá no blog

    Te desejo tudo de bom!
    Bjs
    Melissa

    ResponderExcluir
  2. ola o meu nome e mariana tenho 10 anos ado rei o blog que continue assim ja falei para todas as minhas amigas acessarem adorei. ;)

    ResponderExcluir
  3. Adorei rever essa estória, amei

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por deixar um comentário!