O Livre Arbítrio





                 Um homem é dotado de livre arbítrio e de três maneiras: em primeiro lugar, era livre quando quis esta vida; agora não pode evidentemente rescindi-la, pois ele não é o que a queria outrora, exceto na medida em que completa a sua vontade de outrora, vivendo. 
                 Em segundo lugar, é livre pelo fato de poder escolher o caminho desta vida e a maneira de o percorrer. 
                 Em terceiro lugar, é livre pelo fato de na qualidade daquele que vier a ser de novo um dia, ter a vontade de se deixar ir custe o que custar através da vida e de chegar assim a ele próprio e isso por um caminho que pode sem dúvida escolher, mas que, em todo o caso, forma um labirinto tão complicado que toca nos menores recantos desta vida. 
                 São esses os tês aspectos do livre arbítrio que, por se oferecerem todos ao mesmo tempo formam apenas um e de tal modo que não há lugar para um arbítrio, quer seja livre ou servo. 

Franz Kafka, in "Meditações
73 comentários via Blogger
comentários via Facebook

73 comentários:

  1. Que o homem saiba administrar essa liberdade de vida que lhe é concedida....beijos de bom dia pra ti minha querida amiga.

    ResponderExcluir
  2. Precisamos avaliar muito bem o que fazer com o livre arbítrio que nos foi dado...Legal! beijos,lindo dia,chica

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, querida amiga Vivian.

    Adorei!!
    O livre arbítrio é tão relativo quanto as amarras que existem dentro de nós.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Vivian querida, e por termos o livre arbítrio somos responsáveis pelo que fazemos da nossa vida e por tocar os corações dos que estão ao nosso redor. Sábias palavras essas!

    *Ai que fofura, criança cuidando de flor é pra encantar qualquer coração. Quando os girassóis estiverem raiando tire fotos pra gente ver! hehe Ontem fiquei radiante de felicidade, pois o filho de uma prima minha que nasceu e estava internado há quase um mês por complicações no parto está em casa. Foi a melhor notícia que a Primavera poderia ter me trazido :) Ele se chama Gabriel!

    bjokitas com imenso carinho amiga, que sua quinta seja maravilinda! Te adoro!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Vívian, menina querida.
    Gostei muito desse texto sobre o livre arbítrio.
    Temos que ser bastante cautelosos ao usarmos de nosso livre arbítrio.

    Beijos de um delicioso dia pra ti querida amiga.

    ResponderExcluir
  6. Vivian,temos escolhas e precisamos saber usa-las bem!Um belo pensamento!Adorei sua filhinha falar dos 4 namorados...rss...são muito divertidos,nao é mesmo?Bjs,

    ResponderExcluir
  7. Libre arbitrio .. bom tema este.

    Somos frutos de nossas ações... e sempre temos a oportunidade das escolhas... com as erradas aprendemos...e crescemos...

    bj

    ResponderExcluir
  8. minha linda menina!
    Tema complicado para discursão...o livre arbítrio está ai para cada um fazer o que quer da sua vida...
    bjssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre tive um pé atrás com o livre arbitrio.Um belo texto para aprofundar nesta questão.Muito bem Vivian.
    Meu abraço.
    Bju.

    ResponderExcluir
  10. Quando tomamos consciência disso a vida fica mais fácil, mais leve, mais lógica. Mas aceitar essa verdade implica em abrir mão de muitos conceitos antes enraizados, né, Vivian?

    O caminho da evolução é infinito.

    Beijos, querida. Feliz Primavera pra ti!

    ResponderExcluir
  11. E que bom ter livre arbítrio, só precisamos de pensar que a nossa liberdade acaba onde começa a do próximo e tudo estará em sintonia e liberdade! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Profunda reflexão essa, e são nesses labirintos que muitos se perdem.
    Beijos e linda tarde pra ti!

    ResponderExcluir
  13. "Consiste o livre-arbítrio em voluntariamente cumprir o fado."

    Beijo.

    ResponderExcluir
  14. Franz Kafka normalmente retrata indivíduos preocupados com um pesadelo de um mundo impessoal e burocrático. O Livre-arbítrio é a crença ou doutrina filosófica que defende que a pessoa tem o poder de escolher suas ações. A pessoa faz essa escolha baseada numa análise relacionada ao meio em que se insere. A escolha é feita para beneficiá-la ou não. Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. E temos que a prender a encarar nossas escolhas,isso é dificil,mas sendo assim sejamos felizes por poder escolher.Um bjo de primavera amiga querida!

    ResponderExcluir
  16. Kafka e suas profundas palavras, que, neste texto sem complexidade, nos fazem meditar. Nem sempre escolhemos os caminhos, eles se apresentam e nossa opção está em seguí-lo ou não. A escolha do não significa ter que fazer outra opção, porque a vida não nos permite a acomodação. Essa liberdade é, de certa forma, ilusória. Mas não vivemos de ilusões?

    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Olá Vivian,
    Reconheço que o tema não é tão simples quanto se afigura à primeira vista. Até para estarmos nesta vida e da forma que viemos já foi resultado de uma escolha.
    Se quisermos exercer o lívre arbítrio com sabedoria precisaremos refletir bem sobre ele e suas consequências
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. O livre arbítrio, uma liberdade condicionada as leis naturais das coisas. Há vista que entramos em outro plano da liberdade também com sintomas de retorno, isto é, da Lei de Ação e Reação. Portanto a liberdade, mal usada pode nos custear um retorno de Sofrimento!
    Bela a sua mensagem! Obrigado por nos proporciná-la!
    Beijos!...

    ResponderExcluir
  19. Meditação profunda amiga!!!
    Beijos e boa tarde!!!

    ResponderExcluir
  20. Tenho relativizado bastante essa concepção, Vivian. O meu livre arbítrio tem me tornado prisioneiro de uma angústia por causa da individualização excessiva do corpo social. A gente se sente meio perdido, meio desamparado pelas escolhas. Uma longa história.rsrs. Meu abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  21. Olá, querida amiga Vivian! Um tema que aparentemente parece simples, porém, é muito mais complexo. O livre arbítrio, muitas vezes condiciona o ser humano, pela insegurança de não saber, se faz ou não bem, optar por ele.E, quando se opta, quantas vezes, a vida coloca obstáculos que nem sempre é facil ultrapassar( quando não se tem segurança, económica, religiosa e familiar). Muitos não teem opção.
    Muito bom e profundo o seu texto, para refletir e aprofundar. Adorei.
    Bjito em seu lindo coração.

    ResponderExcluir
  22. "Todos possuímos nosso livro arbítrio para escolhermos o que queremos de nossa vida. Mas sempre é bom saber se essa escolha não irá trazer consequências por nossos atos".

    http://mundofashionfemenino.blogspot.com/

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  23. O livre arbítrio é algo muito preciso, precisamos saber entender os caminhos, e escolher o melhor em todos os sentidos.

    Amei o texto linda Vivian.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  24. O livre arbitrio é muita liberdade para um homem e para saber ter dicernimento não é fácil....temos que saber usa-lo de forma que nso edifique como ser humano..
    Muitos beijos de boa noite querida Vivian

    ResponderExcluir
  25. Oi Vivian...

    Livre arbitrio...Uma belo texto para reflexão!!!Adore!!!
    Beijos!
    San...

    ResponderExcluir
  26. Comemorar meu aniversário na sua companhia é maravilhoso. Estou feliz em comemorar mais um ano de Vida. Fazer mais uma vez aniversário é ter a certeza de que DEUS, nos concedeu a oportunidade de mudança e reforma em nós. É ter a certeza que a nossa Missão ainda não terminou.
    É muito bom ter VOCÊ COMIGO, neste dia tão ESPECIAL.
    OBRIGADA PELA SUA COMPANHIA.
    CARINHOSAMENTE,
    SANDRA

    ResponderExcluir
  27. NO ES MI PUNTO DE VISTA,AUNQUE SI ESTOY DE ACUERDO CON LO QUE SIGNIFICA EL LIBRE ALBEDRIO.
    ES LA LIBERTAD QUE NOS DA DIOS,PARA DECIDIR ,LO QUE ES BUENO Y LO QUE ES MALO.
    DEPENDE DE NOSOTROS,SEGUN LA DECISIÓN QUE CADA PERSONA DESEE HACER O TOMAR.

    ResponderExcluir
  28. Es serio? No!~ Es no posible!

    ResponderExcluir
  29. - toros , de plano se niegan a luchar contra él - el hombre más interesante en el mundo

    ResponderExcluir
  30. We provide all kinds of excessive quality s that happen in a difference of styles,[url=http://www.safeandsoon.com/]cheap wedding dresses[/url]
    [url=http://www.dresswomen.net]affordable wedding dresses[/url]
    [url=http://www.weddinghow.net]cheap wedding dresses[/url]
    [url=http://www.discountpartydress.com]discount party dresses[/url]
    [url=http://www.weddingideas4u.com]discount wedding dresses[/url]
    colors and sizes at wholesale price.All are cheap with up to the minute styles compound apparels including draughtsman wedding dress, beach wedding dresses, bridal gowns, bridesmaids dresses, prom outfits, bloom girl dresses & nurse dresses.Even we can stock the services of on the loose vastness customization and free coupled with measure Shop affordable stunning compound dresses in the present climate!lift hot shopping, put on one's sunday best clothes to the letter exchange for the notable wedding ceremony with the expropriate of G-marry bridal.


    http://www.weddinghow.net

    ResponderExcluir
  31. Frank Gore Women's Jersey

    You know that relationships are vitally important Barack Obama: Obama is Hot, Hot, HOT!1928 Herbert Hoover: A chicken in every pot and a car in every garage Hilary Clinton: Im not too hot to I talk a lot!1952 Dwight Eisenhower: I Like Ike Hilary Clinton: I Like Me!1956 Dwight Eisenhower: Peace and Prosperity John McCain: War is hell but Im just swell!1960 Richard Nixon: For the future Arnold Schwarzenegger: Will I have a future?1964 Lyndon B The Yoruba Spiritual Tradition is centered in West Africa in what is now called Nigeria

    Peyton Manning Elite Jersey

    A biking jersey often is intentionally constructed so that the back is a bit longer as opposed to the front When the paper is perfectly positioned, the print head goes to town, firing droplets of ink at the paper If you give editors timely articles that readers will want to read, you'll sell your work over and over again

    Nike Charles Tillman Jersey

    ResponderExcluir
  32. viagra online without prescription viagra x-ray backscatter - order viagra with mastercard

    ResponderExcluir
  33. soma buy soma muscle relaxer usa - soma san diego hotels

    ResponderExcluir
  34. buy somas online soma generic pictures - soma drug brave new world

    ResponderExcluir
  35. buy soma online soma drug high - soma online no rx

    ResponderExcluir
  36. soma medication soma back smoothing bras - soma pills brave new world

    ResponderExcluir
  37. soma 350 mg buy somatropin usa - buy soma drug

    ResponderExcluir
  38. soma medication soma san diego age limit - soma san diego line up

    ResponderExcluir
  39. buy tramadol online can you buy tramadol over counter usa - tramadol high many

    ResponderExcluir
  40. generic cialis how to order cialis online no prescription - cialis jelly sachet

    ResponderExcluir
  41. buy tramadol online tramadol 100mg effects - tramadol 93 58 side effects

    ResponderExcluir
  42. tramadol 50mg tramadol online in europe - tramadol 50 mg kapseln

    ResponderExcluir
  43. cheap tramadol no prescription ultram for dogs dosage - can you buy tramadol over counter usa

    ResponderExcluir
  44. where to buy tramadol online tramadol withdrawal while pregnant - tramadol 100mg wikipedia

    ResponderExcluir
  45. buy tramadol online buy tramadol online overnight cod - how to buy tramadol online overnight

    ResponderExcluir
  46. buy tramadol with paypal tramadol for dogs post surgery - buy cheapest tramadol online

    ResponderExcluir
  47. buy tramadol tramadol dosage forms - day 2 tramadol withdrawal

    ResponderExcluir
  48. buy tramadol india purchase tramadol online cheap - tramadol for dogs used by humans

    ResponderExcluir
  49. carisoprodol buy carisoprodol dosage - carisoprodol neutral drug

    ResponderExcluir
  50. buy xanax xanax xr generic - xanax overdose ld50

    ResponderExcluir
  51. cialis online buy cialis 5mg online - buy cialis online overnight shipping

    ResponderExcluir
  52. xanax online best site buy xanax online - xanax bars for cheap

    ResponderExcluir
  53. http://landvoicelearning.com/#97734 tramadol 100 mg slow release - can get tramadol online

    ResponderExcluir
  54. buy tramadol without rx dosage of tramadol 50mg - buyer tramadol online

    ResponderExcluir
  55. buy klonopin online klonopin weight loss - klonopin dosage elderly

    ResponderExcluir
  56. learn how to buy tramdadol tramadol krka 100mg - tramadol online yahoo

    ResponderExcluir
  57. cheap carisoprodol soma carisoprodol 250 mg - carisoprodol normal dosage

    ResponderExcluir
  58. carisoprodol buy carisoprodol 350 mg what is it used for - carisoprodol soma vanadom

    ResponderExcluir
  59. Your post prοvidеs establiѕhed necessary to mе рersonally.

    It’s quitе useful and you're clearly extremely experienced in this area. You have opened my personal face to be able to varying thoughts about this matter together with intriguing and strong content.

    Also visit my homepage; klonopin online
    Also visit my web site - buy Klonopin online

    ResponderExcluir
  60. Your article pгovides establiѕhed useful to myself.
    It’s extrеmely useful аnd you
    are cleаrly veгу educated of thіs type.
    You haѵe openеd up my fаce to diffeгent opiniοn оf this pаrtіcular subϳect matter
    usіng іnteresting and solid content.

    My web blog - buy levitra
    Feel free to surf my webpage ... buy levitra

    ResponderExcluir
  61. Yοur own reρoгt has pгovеn necessаrу tο
    mе peгsonally. It’ѕ rеally educational and you are сleaгly extremely
    educаted in thiѕ field. Үou get eхpοsеd
    mу own eye tо be able to numerouѕ opinіon of this specific mattеr wіth
    intrіquing, notablе and relіablе
    content.
    Have a look at my blog post soma

    ResponderExcluir
  62. Greetings! Very useful advice within this article!
    It is the little changes that will make the most significant changes.

    Many thanks for sharing!

    Feel free to surf to my homepage - buy a Used car in canada

    ResponderExcluir
  63. Ahaa, its good conversation on the topic of this article here at this web
    site, I have read all that, so now me also commenting at
    this place.

    Also visit my site ... book value on a car

    ResponderExcluir
  64. Your artіcle offers cοnfirmed benefiсial to us.
    It’s vеry informative anԁ you reаlly are naturallу reallу
    knowledgеable of this type. You ροsѕeѕs
    popped my ѕight to be able to diffеrеnt vіeωs
    on this pагtiсular subjеct matter along with intеresting and
    reliаble articles.

    Herе iѕ my wеb site Viagra Online
    My page - viagra

    ResponderExcluir
  65. I like the helpful information you supply in your articles.

    I will bookmark your blog and test once more right here
    frequently. I am rather sure I will be told plenty of new stuff right right
    here! Good luck for the following!

    Review my blog :: Best place to buy A used car

    ResponderExcluir
  66. What's up to every one, the contents present at this web page are in fact remarkable for people knowledge, well, keep up the good work fellows.

    Stop by my web-site; garages that buy cars for cash

    ResponderExcluir
  67. Howdy! I know this is somewhat off topic but I was wondering if you knew where
    I could locate a captcha plugin for my comment form? I'm using the same blog platform as yours and I'm
    having trouble finding one? Thanks a lot!

    My web blog ... buy used a car

    ResponderExcluir
  68. Howdy, I think your web site may be having browser compatibility problems.
    Whenever I look at your site in Safari, it looks fine however,
    when opening in IE, it has some overlapping issues. I just wanted
    to provide you with a quick heads up! Apart from
    that, fantastic blog!

    Feel free to surf to my site - should i buy a new or used car

    ResponderExcluir
  69. It's awesome for me to have a web site, which is helpful for my experience. thanks admin

    Feel free to surf to my web blog ... selling a car in colorado

    ResponderExcluir
  70. Thank you for every other magnificent article. Where else may just anyone get that kind of information
    in such an ideal approach of writing? I have a presentation next week, and I am at the search for such info.


    Feel free to surf to my weblog contract for selling a car privately

    ResponderExcluir
  71. Excellent web site. Plenty of useful information here.
    I'm sending it to some pals ans also sharing in delicious. And of course, thank you to your sweat!

    Also visit my web page ... selling a car in ireland

    ResponderExcluir
  72. This is гeally interеѕting, You aге a veгy skilled
    bloggeг. I hаve joineԁ your rss
    feed anԁ look forward to seeking morе of your
    wonԁerful рοst. Alѕo, I have sharеԁ уour site in my sοcial netwοrks!


    Feel free to suгf to mу ωeb-sіtе; buy scrap cars for Cash

    ResponderExcluir
  73. ӏ ϳuѕt like the vаluаble info yοu suρply
    tο youг aгticles. I'll bookmark your blog and check once more right here regularly. I'm rаther sure I'll be told a lot of new stuff proper here! Good luck for the following!

    my site: buy scrap cars for cash

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por deixar um comentário!