A História da 9° Sinfonia de Ludwig van Beethoven


                   

        A Nona Sinfonia de Beethoven é a obra mais conhecida do gênio musical. Ela foi encomendada pela Real Sociedade Filarmônica em 1817 e começou a ser composta no ano seguinte. A base para sua criação foi a tentativa de Beethoven musicar o poema "Ode a Alegria" de Friedrich Schiller, que lera quando era jovem e com o qual ficou emocionado por fazer menções a fraternidade humana.

      Influenciado pelos ideais da Revolução Francesa, queria que sua obra fosse imortal. Beethoven não conseguia realizar tal tarefa, e sempre ficava preso em determinadas passagens do poema. Felizmente, num belo dia, Beethoven adentrou correndo ao escritório para avisar ao secretário que havia conseguido.

    Os versos do poema, que compõe a ¨Ode à Alegria¨ estão no 4º e último movimento da 9ª Sinfonia.

   A obra foi dedicada ao Rei Frederico Guilherme III, da Prússia, tida como um hino de emancipação do mundo europeu dos tempos feudais. A Nona Sinfonia apresenta a alegria e a felicidade como possíveis, e para que sejam atingidas, basta estreitar a mediocridade política e cultural que nos cercam. Daí a compreensão do motivo que levou a União Européia a adotar a obra de Beethoven como hino oficial.

     A Nona Sinfonia foi apresentada pela primeira vez no Teatro Kärntnertor, na Áustria, em 7 de maio de 1824 e é marcada como a primeira obra de um compositor que tenha utilizado a voz humana com tamanha importância tal qual os instrumentos.

    Brahms retratou com as seguintes palavras: "ouví-la é como escutar atrás de si o ressoar dos passos de um gigante”.

    Um detalhe importante: quando compôs esta sinfonia, Beethoven já estava completamente surdo.


 
 
     

     Ludwig van Beethoven nasceu em 17 de dezembro de 1770 em Bonn na Alemanha e morreu em 26 de março de 1827, com 56 anos.

      Em 1796, com 26 anos, começou a sentir os sintomas de uma surdez progressiva e que seria irreversível. Em 1814 ele já estava completamente surdo, além disso os pulmões estavam em frangalhos, o fígado dissolvia-se no álcool, o reumatismo e as dores de cabeça o atormentavam dia e noite, a surdez se fazia acompanhar de moléstias oculares. Mesmo assim, continuava a compor obras-primas. Diz-se que a falta de audição havia libertado o compositor de todas as convenções musicais, possibilitando-lhe criar uma música abstrata e completamente inovadora.


** TRECHO DA 9° NONA SINFONIA, CENA DO FILME "O SEGREDO DE BEETHOVEN:


      Deixo duas dicas de cinema, de filmes inspirados na vida de Beethoven:



 "Minha Amada Imortal" com Gary Oldman


 
E o filme "O segredo de Beethoven" com Ed Harris


*Os dois filmes são encontrados na íntegra no youtube.


*Pequena parte do meu trabalho sobre a vida e obra de Beethoven, por retratar o romantismo na música.
58 comentários via Blogger
comentários via Facebook

58 comentários:

  1. oi minha amiga,

    durante muitos anos convivi diariamente com a música clássica e seus maravilhosos compositores,
    essa obra é talvez a mais popular desse gênio,
    mas para te ser sincera,acho seu estilo um pouco agressivo,
    gosto mais de Mozart,Lizst me parecem mais ternos e suaves em suas composições,
    nos deu uma aula com essa postagem,
    excelente...

    beijinhos e um lindo fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Olá, mana!
    Como se sente em respirar Beethoven por tantos dias? Sei que gostas de música clássica então não deve ter sido tão difícil, a não ser o fato da apresentação.rsrs. Mas tenho certeza que o nervosismo não te atrapalhou em nada.
    Esse fato da surdez do artista é mesmo impressionante. Foge ao nosso entendimento, tamanho era o seu talento.
    Beijos,
    Lis

    ResponderExcluir
  3. Bom dia linda Vivian!
    Que emoção ler este texto!
    Um pouco desse gênio Beethoven.

    Não entendo nada de clássicas, mas quando ouvi pela primeira vez uma música desta origem, amei!

    E Beethoven me encantou e pude
    apreciar através de meu pai, que tem algumas musicas suas.

    Amei saber mais sobre ele.
    E o dom sempre vem de Deus né?

    Bom dia amada!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, querida Vivian.
    Estruturaste muito bem o teu trabalho.
    Beethoven é apaixonante.
    Parabéns. Gostei mt.
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  5. Lindo teu trabalho e essa obra impressiona sempre.Maravilha! beijos,lindo fds!chica

    ResponderExcluir
  6. Um clássico eterno....beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo trabalho feito Vivian, sem duvida Beethoven foi e é excepcional, meu marido ama ouvir esses clássicos, eu tbém gosto, incrível ele ter feito esta sinfonia qdo já estava surdo! Fantástico! Bjooooss

    ResponderExcluir
  8. BOM DIA MENINA AMADA !
    O que mais me encanta no Beethoven é saber que um surdo atingiu a plenitude da música. Em suas obras musicais passava um profundo sentimento e incomparável expressão.Admirável e muito ...
    bjssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Vivian querida eu adoro a Nona Sinfonia de Beethoven, temos em nosso Blog na nossa rádio, mas sinceramente não me lembrava mais do por que de sua criação.
    Acho-o admirável, tenho muitos CDS dele.
    Grande abraço querida e vamos estreitando assim nossa amizade com gostos parecidos, lindo trabalho.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom, Vívian!

    Beeethoven é um gênio da música. jamais consegui compreender como alguém surdo poderia compor sinfonias. parece até que ele tinha transcendido para o mundo das notas, das pautas, dos ritmos e pausas, tornado-se um só com a música, logo, não precisando mais dos sentidos.

    sei lá, acho que é isso...rsss

    beijos e bom final de semana

    ResponderExcluir
  11. Olá Vivian
    Adoro a 9ª sinfonia, chego a viajar . Foi bom conhecer a história.
    Bom fim de semana
    Bjux

    ResponderExcluir
  12. Olá, Vivian. Deve ser muito difícil ser gênio, pois quase todos eles tiveram problemas existenciais enoooormes... adorei sua postagem!

    ResponderExcluir

  13. Olá amiga querida,

    Que post mais cultural!
    Pelo que vi aqui seu trabalho foi excelente.
    Conheço um pouco da vida de Beethoven, mas nada sabia sobre a história da 9a. Sinfonia.
    É sempre maravilhoso ouvir Beethoven.

    Rica postagem. Anotei as dicas dos filmes para ver oportunamente.

    Belo final de semana para você e família.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. É difícil compreender o rumo da vida em alguns momentos.
    Mas de uma coisa não se pode esquecer:Nada é a toa.
    Às vezes,
    o melhor parece ser o pior, e o certo aparenta ser errado, mas tudo faz parte,
    tudo contribui ao crescimento e tem um porquê.
    Viver vai muito além de explicações e ultrapassa todo e qualquer entendimento.
    O IMPORTANTE É SER FELIZ! SEMPRE.
    Deus esteja sempre presente em sua vida.
    Um feliz e abençoado final de semana.
    Beijos no coração carinhos na alma,Evanir..
    Em tempo::Agradeço o carinho
    das palavras deixadas com tanto amor
    na minha viagem.
    Agradeço de coração ,
    e saiba você é uma parte da minha vida.

    ResponderExcluir
  15. Assisti uma vez um filme falando sobre ele, não lembro o nome porque faz um tempinho. Lembro de uma cena no filme em que ele já surdo, encostava a cabeça nas teclas do piano para sentir a vibração e assim compunha. Essa foi uma das cenas que marcou pra mim. Cada história fascinante e surpreendente ao mesmo tempo né amiga?! kkkk... Tem umas coisas que a gente nem imagina!! Sempre bom saber um pouco mais da obra e da vida dos gênios da arte de um modo geral. Espero que tenhas tido sucesso com o trabalho. Bjos!!

    ResponderExcluir
  16. Ah, que delícia de postagem!
    Adoro música clássica, e Beethoven é um dos meus preferidos! Tudo é muito bom, muito comovente, muito tudo!
    O filme "Minha amada imortal" assisti pelo menos umas 3 vezes! Lindo demais! Pergunte se chorei um monte! rsrs... Emoção pura!
    Sempre uma delícia estar por aqui, Vivian! Obrigada sempre pelo carinho, moça bonita!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  17. Vivian, querida, que linda postagem! Já vi os filmes e são ótimos. Não consigo entender como alguém surdo pode compor. É mesmo um dom divino.
    Aprendi conviver com a música clássica um pouco tarde (rss). Mas sempre vale a pena adquirir novos amores. Tenha uma linda semana. Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Vivi,

    Uma pena que um genio da musica ficou doente tao cedo, mas tempo suficiente para presentear o mundo todo por toda eternidade com suas memorias.

    Beijos e saudades.

    ResponderExcluir
  19. Menina,
    pra mim é nota máxima.Está um primor de pesquisa e bem alinhavada entre o fato histórico e sua simbologia até os dias de hoje.Aprendi muito contigo, viu?
    Assisti a Minha amada imortal e adorei.
    Bom fim de semana.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  20. Parabéns Vivian, excelente trabalho.
    Bom fim de semana querida

    beijinho e uma flor

    ResponderExcluir
  21. Vivian querida,
    Maravilhoso trabalho.A 9ª sinfonia é minha preferida.
    Tenho um neto pianista e seguidor convicto de Bethoven. Em cima do seu piano tem um quadro com a imagem de Bethovem que o presenteei.

    Quero te agradecer pela visita ao meu blog.Não é como pensas, não, apanho muito na anatomia.Mesmo assim, fico-te deveras agradecida.
    Um lindo final de semana e um beijo da amiga que a estima.

    ResponderExcluir
  22. Vivian querida,
    Desculpa meu comentário estar assinado como Sonhadora. Nõ sei como isso foi acontecer. Procurei descobrir e esta Sonhadora pertence ao blog Art Vivida.Francamente não sei como foi acontecer.
    Portanto esta sonhdora sou eu, a Marieta.rsrsrs
    Tem acontecido cada coisa comigo
    de me deixar perturbada. rsrsrs
    Um beijo

    ResponderExcluir
  23. Que blogada espetacular e cheia de cultura! Prabéns, moça.

    Adorei teu blog e muito prazer em conhecê-la.

    bacios

    Lu C.
    :)

    ResponderExcluir
  24. Un gusto enorme pasar por tu gran blog, saludos y éxitos, te invito de manera cordial a que visites el mío y leas el último poema que publique ahí, se titula “Ciudad Superficial”, es un poema triste pero hermoso al mismo tiempo.

    ResponderExcluir
  25. Amo a sinfonia e me apaixonei pelo filme ,adorei o post,bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito de ler este seu
    trabalho sobre Beethoven.
    Já conhecia a história da 9ª.
    Sinfonia que tenho(tenho todas
    as que Beethoven escreveu e estão
    editadas).
    Há coisas fantásticas, que só
    acontecem com pessoas com dons
    especiais.
    Tenha um bom fim de semana.
    Bjs.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  27. Vivi,que deliciosa essa sinfonia!Adorei saber da história de como foi composta e achei super legal essas dicas de filmes que ainda não assisti!bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  28. Vívian amada, passei pra matar a saudade e me deparo com uma aula que prendeu minha atenção.
    Tenho uns CDs de música clássica, e confesso que amo.

    Bom aprender um cadinho mais com você.

    Beijos cheios de carinho.
    Adoro você minha amiga querida.

    ResponderExcluir
  29. obrigada pela visita e pelos lindos comentários no blog amiga.. adorei esta pequena parte de seu trabalho, perfeito.. imagino como terá sido o trabalho todo.. a 9ª sinfonia é realmente linda, um trecho dela foi a primeira música que aprendi a tocar na aula de teclado.. beijos mil e ótimo domingo..

    ResponderExcluir
  30. Vida e arte de um genio, que voce belamente compartilha com toda generosidade.
    Muito boa escolha minha querida amiga.
    Um lindo domingo para voce, que faça transbordar por toda nova semana.
    Abraço com carinho de paz e luz.
    Bjo

    ResponderExcluir
  31. Maravilhosa esta Sinfonia como maravilhosa é toda a música de Beethoven, que eu aprecio muito !
    Um bom Domingo

    ResponderExcluir
  32. Banho de cultura! Trabalho maravilhoso e bem estruturado. Sou fã de carteirinha do Beethoven.É uma história linda.
    Feliz semana!
    Abração.

    ResponderExcluir
  33. amiga amei conhecer a história
    nunca havia me interessado
    mais você me trouxe
    um despertar maravilhoso
    linda semana bjs

    ResponderExcluir
  34. Lindo post! Beetohoven, gênio da música clássica,.Não conhecia estes detalhes da vida dele.gostei muito de conhecer.Beijos

    ResponderExcluir
  35. Parabéns, querida! Que tenha um novo ano repleto de surpresas agradáveis e coroado com especiais realizações. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  36. Ah, Vivian!

    Que sorte, te visitar...A 9ª de Beethoven é o máximo desse génio
    incrível da Música Clássica...
    Excelente o teu trabalho...Só poderás ter sucesso.
    Meu abraço carinhoso e amigo.

    ResponderExcluir
  37. Olá Vivian! Vim por divulgação da Lis, que cantinho maravilhoso, você me inspirou a postar sobre Beethoven. Que delícia ouvir suas sinfonias! Não sei qual delas, segundo pesquisadores, cura doenças. Incrível, neh! Sabe, estou participando do Concurso pena de ouro do blog Bicho do Mato e quase não tenho divulgado, gostaria de contar com seu voto, vale um voto por dia. Caso me julgue merecedora, é só clicar no lado direito da pág, em "Um soneto em Silêncio" e logo embaixo clicar em votar. Vou já me posicionar aqui no seu mosaico de amigos, pra voltar muitas vezes, claro! Desde já agradeço e deixo meus votos de linda semana pra ti!

    ResponderExcluir
  38. Olá! Agradeço a Srta por me doar mais informações sobre essa obra imortal! abraços

    ResponderExcluir
  39. Vi agorinha, vim te dar um beijo e PARABÉNS!!

    Felicidades sempre! beijos,chica

    ResponderExcluir
  40. Querida Vivian
    Atraves do blog CEUS E PALAVRAS, tomei conhecimento do dia do seu aniversario.
    Muitos parabens e os meus votos de muita saude longevidade e alegria deviver.
    Parabens pelo seu blog e pela magnifica postagem que colocou sobre estegrande musico.
    Votos deuma boa semana.
    Beijinhos da
    Beatriz

    http://pegadasdeanjo.blogspot.com
    O blog ch am a-se Vida e pensamentos

    ResponderExcluir
  41. Querida Vivian
    Atraves do blog CEUS E PALAVRAS, tomei conhecimento do dia do seu aniversario.
    Muitos parabens e os meus votos de muita saude longevidade e alegria deviver.
    Parabens pelo seu blog e pela magnifica postagem que colocou sobre estegrande musico.
    Votos deuma boa semana.
    Beijinhos da
    Beatriz

    http://pegadasdeanjo.blogspot.com
    O blog ch am a-se Vida e pensamentos

    ResponderExcluir
  42. Oi Vivi!Fui lá na Chica e vi que é seu niver!Passei pra desejar montanhas de felicidade pra vc!Bjs e linda semana!

    ResponderExcluir
  43. MARAVILHOSA POSTAGEM!!
    Escrevo sempre com os clássicos, jamais poderia ler ou escrever com outro tipo de música.
    OS CLÁSSICOS!!! Parabéns 1000 vezes pela escolha. E Beethoven... Nossa!

    beijos.

    ResponderExcluir
  44. Maravilhosa postagem, adoro Bethoven!
    Vivian querida, vim te dar os parabéns pelo seu niver, muitas felicidades, paz, harmonia,, saúde e prosperidade em tua vida, o cartão postei lá na tua página do face, beijos com carinho!

    ResponderExcluir
  45. Olá Vivian,
    Voltei para te desejar muitas felicidades neste dia maior de tua vida, e por todo o decorrer do teu viver entre os humanos.Parabéns!

    ResponderExcluir
  46. Oi Vivian
    Vim da Chica li sobre seu aniversário e quero deixar um abraço.
    Saudade de vir ver os textos bons que nos presenteia,
    perdi-me de ti rsrs
    volto agora ,
    com abraços Feliz aniversário

    ResponderExcluir
  47. Eu vi o segredo de beethoveen e achei ótimo, principalmente aquela parte que uma vizinha do Lwduig falou que nunca sairia do ap del mesmo nao tendo janelas pq ouvia as composições dele 6 mesmes antes de serem lançadas. Fã faz de tudo né? kkkOde à alegria é uma das minhas favoritas dele, a primeira é por elise. Não sou tão fã como a velhinha, mas ele teve musicas mt boas.

    ResponderExcluir
  48. Oi, Vivian!
    Também sou uma apaixonada por música clássica e, claro, Beethoven, um grande mestre da arte.
    Já vi este segundo filme sobre a vida dele e me impressionei bastante em ver que um homem cego pudesse fazer tão belas sinfonias.
    Parabéns por seu trabalho lindo de pesquisa!
    um abraço carioca


    ResponderExcluir
  49. Adorei a postagem, adoro música clássica, enche-nos a alma! Bjs

    ResponderExcluir
  50. Fantástica a história da composição, eu a desconhecia, seu blog é cultura pura Vívian!

    Beijos

    ResponderExcluir
  51. Beethoven um gênio que viveu para mostrar que não existem deficiencias que possam parar aquele que tem talento invulgar.
    Bela postagem. Estive no blog da sua irmã Lis e parabenizei as duas pela beleza da amizade e pelo seu aniversário. Beijos.

    ResponderExcluir
  52. Oi, Vivian!
    Parabéns, pelo seu aniversário, transcorrido ontem. Estive há pouco no Inspiração da Lis, que recomendou seu Flores e Livros.
    Que delícia, já encontrar um dos maiores da música clássica.
    Muito bom, seu espaço, hei de voltar.
    Um beijo,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  53. Magnifico trabalho!
    Beethoven é um marco na história da musica.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  54. A nona sinfonia revela o génio do autor.
    É uma obra de arte musical que jamais morrerá enquanto houver humanidade à face do planeta.
    Um beijo e um bom resto de semana, querida amiga Vivian.

    ResponderExcluir
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde, Vivian. Que postagem mais rica de informação detalhista que você fez, fiquei maravilhada ao ler.
    Parabéns duplo, por ela, e pelo seu aniversário que passou e eu deixei comentário na bela homenagem que a Lis fez!
    Tudo de bom e vida longa, sempre com amor e saúde!
    Beijos na alma!

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. amei gente estou fazendo até um trabalho de musica para minha escola amei mesmo o Beethoven te amo, de: Heloisa Bianchi Picinin

    para: Beethoven

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por deixar um comentário!