O sentido da vida: Do poder a força

         
               Um samurai procura respostas às suas perguntas sobre o sentido da vida. Percorre léguas para se encontrar, no alto de uma montanha, com um monge reputado muito sábio. Chegando diante dele, pergunta-lhe:

            _ Ó monge, ensina-me o inferno e o paraíso.

            O monge, sem o olhar, lança-lhe:

            _Ensinar a um ser orgulhoso como tu?

            Com raiva, o samurai levanta a espada:

            _Tu vais ver o que custa insultar-me!

            No momento de o sabre abater-se sobre a cabeça do monge, este diz tranquilamente:

            _Isto é o inferno.

            O braço do samurai se petrifica, o sabre interrompe seu curso.Balbuciando, o homem arrisca:

            _Queres dizer que arriscaste a vida para ensinar-me isto?

            O monge o fita:

            _Isto, é o paraíso.

           O samurai está com o poder, o monge, com a força. O samurai foi invadido por pulsões, uma frase foi suficiente para mergulhá-lo no inferno. O monge não teve medo, permaneceu forte e mostrou ao samurai a sua verdade: "Isto é o inferno." A tomada de consciência do samurai o livra de sua violência e o faz ascender ao paraíso.

Fonte: Inteligência do coração_Isabelle Filliozat
Pág:111

Educação:Descobrindo a grandeza das coisas anônimas

Foto:Sasint
        
           Leve seus filhos a encontrar os grandes motivos para serem felizes nas pequenas coisas. Uma pessoa emocionalmente superficial  precisa de grandes eventos para ter prazer,uma pessoa profunda encontra prazer nas coisas ocultas, nos fenômenos aparentemente imperceptíveis:no movimentos das nuvens, no bailar das borboletas, no abraço de um amigo, no beijo de quem ama, num olhar de cumplicidade, no sorriso solidário de um desconhecido.

           Felicidade não é obra do acaso, felicidade é um treinamento. Treine as crianças para serem excelentes observadoras. Saia pelos campos ou pelos jardins, faça-as acompanhar o desabrochar de uma flor e descubra juntamente com elas o belo invisível. Sinta com seus olhos as coisas lindas que estão ao seu redor.

           Leve os jovens a enxergar os singelos momentos, a força que surge nas perdas, a segurança que brota no caos, a grandeza que emana dos pequenos gestos. As montanhas são formadas  por ocultos grãos de areia.

          As crianças serão felizes se aprenderem a contemplar o belo nos momentos de glória e de fracassos, nas flores das primaveras e nas folhas secas do inverno. Eis o grande desafio da educação da emoção!

         Para muitos, a felicidade é loucura dos psicólogos, delírios dos filósofos, alucinação dos poetas. Eles não entenderam que o segredo da felicidade se esconde nas coisas simples e anônimas, tão distantes e tão próximas deles.

Augusto Cury
Pais brilhantes, Professores fascinantes-Sextante
Pág.41