10 Mulheres mais Incríveis da História


                                   

          A mulher tem conquistado (a ferro e fogo), seu lugar na sociedade, no mundo. Se olharmos uns anos para trás (nos séculos passados então nem se fala!), podemos constatar que não tínhamos voz, éramos consideradas e vistas apenas como "brinquedos sexuais" (e algumas ainda incentivam e alimentam este pensamento hoje em dia...infelizmente),  ou feitas para cuidar do ambiente doméstico e dos filhos.

        Não tínhamos permissão para trabalhar fora, para estudar, para pensar (alguns filósofos, e a maioria dos homens, nos consideravam seres destituídos de inteligência!), nos consideravam inaptas para decidir e cuidar da própria vida, sem liberdade alguma. Por isso, hoje eu quero agradecer as mulher que ousaram enfrentar, na sua época, o preconceito e o machismo.


           Foram elas que abriram o caminho e por causa delas temos hoje o direito de realmente SER MULHER. Claro ainda não temos a sonhada igualdade, mas temos que reconhecer que já conquistamos alguns direitos...e estamos só começando!rs

Escolhi algumas mulheres que fizeram a diferença (ordem aleatória):

*Já fiz um post sobre a Nise da Silveira e da Rosa Parker aqui no blog,mas não poderia deixa-las de fora.


1 - Joana d'Arc, heroína: A combatente francesa (1412-1431) assumiu o comando do exército real em várias batalhas durante o reinado de Carlos VII. O papa Bento XV nomeou-a santa em 1920. Morreu na fogueira por heresia.


2 - Maria Curie, cientista: Maria Sklodowska (1867-1934) tomou o sobrenome de seu marido, Pierre Curie. Por sua nação de origem, Polônia, deu nome a um elemento químico. Pioneira no estudo da radioatividade, obteve dois prêmios Nobel.


3 - Virginia Woolf, escritora: Pela moradia londrina de Bloomsbury desta novelista (1882-1941) passaram autores como J. M. Keynes e E. M. Foster. Sua obra é rica e inteligente.  Suicidou-se se afogando por medo de uma incipiente loucura.


4 - Charlotte Bronte (1816-1855)  A romancista mais velha das três famosas irmãs Brontë, Charlotte Brontë teve um passado familiar escuro, além de uma infância nada agradável, pois ficavam no sinistro presbitério de Haworth, de onde se avistava apenas um cemitério. A sua sagacidade e inteligência poderia se igualar qualquer a cavalheiro de seu tempo. Seu livro “Jane Eyre” provocou um início de movimento feminista e se fazia muito popular na alta classe social de Londres. Ainda assim, ela permaneceu uma pessoa caseira, preferindo se ficar com um livro de poesia, um dos seus hobbys era praticar a leitura e também refletir sobre o movimento feminista de frente a uma lareira. 


5 - Cora Coralina, poetisa: Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (1889—1985) era uma mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás. Publicou seu primeiro livro com 75 anos de idade.


6 - Nise da Silveira: Foi a primeira mulher a cursar medicina e a se formar em psiquiatria, no Brasil, Nise da Silveira é considerada a introdutora da psicologia analítica, e aquela que irá fundamentar as bases para o trabalho arteterapeutico sem entretanto usar o termo arteterapia para o trabalho que desenvolvia.


7 - Teresa de Calcutá, missionária: Gonxha Agnes (1910-1997) fundou a congregação Missionárias da Caridade para ajudar aos pobres. Dois anos após sua morte, João Paulo II abriu a causa de sua canonização. Recebeu o Nobel da Paz em 1979.


8 - Rosa Louise McCauley-Rosa Parks era uma jovem costureira negra que em um dia do ano de 1955, em plena efervescência do racismo nos Estados Unidos ousou desafiar o sistema. Rosa saíra do trabalho e pegara um ônibus, percebera que todos os assentos do fundo “destinados aos negros” estavam lotados. Notou então um lugar vazio no meio do ônibus e sentou-se, mas sabia que, se um branco chegasse, teria que levantar. Entraram no ônibus três brancos, dois se sentaram um ficou em pé. O motorista pediu que Rosa Parks se levantasse e cedesse o lugar, ela se recusou a fazê-lo porque estava cansada. Diante da recusa, o motorista ameaçou chamar a polícia, Rosa respondeu: "Então, prenda-me". O motorista desceu, chamou a polícia e a prendeu.
Ao saber do episódio, Martin Luther King ficara revoltado, ele teria dito: "É a gota d'água”. Começou um grande protesto em todas as cidades, liderados por negros, com apoio de alguns brancos. Os negros não mais andariam de ônibus, "eles veriam que o racismo além de desumano e contrário às leis era prejuízo financeiro". O movimento cresceu e nele o Pastor Martin Luther King se destacou. Formou-se uma associação e ele foi eleito líder. A luta pela justiça havia começado nos Estados Unidos.


9 - Indira Gandhi, política: Filha de Jawaharlal Nehru, o primeiro premiê da Índia, foi Primeira Ministra de seu país em duas ocasiões até seu assassinato em outubro de 1984. Estrategista e pensadora política brilhante.


10 - Benazir Bhutto, política: Líder do Partido Popular de Paquistão (1953-2007), foi a primeira mulher que ocupou o cargo de premiê de um país muçulmano. Dirigiu o Paquistão em duas ocasiões. Foi assassinada em plena campanha política.

*O que achou desta lista? Quem você acrescentaria?