Escolhas...

         
           Edith Eva Eger chegou em Auschwitz em 22 de maio de 1924. Depois de ser  separada do pai e testemunhar a mãe ser levada para a câmara de gáz, Edie viveu cada dia na mais horrenda das circunstâncias, assistindo aos companheiros presos serem eletrocutados nas cercas de arame farpado que cercavam o campo de concentração, sem saber, quando tomava uma ducha, se dela sairia água ou gáz. Edie sobreviveu  às piores circunstâncias que qualquer um de nós poderia imaginar; no entanto, se você a conhecer hoje, verá um belo e integrado ser humano que se permitiu prosperar, apesar do_e, em alguns aspectos, devido ao_ passado doloroso.
           Ela fez isso praticando as escolhas que ainda estavam disponíveis sob aquelas condições desumanas. Quando lhe solicitaram que dançasse para o dr. Mengele, arquiteto da crueldade responsável pela tortura e assassinato de milhões de judeus, ela fechou os olhos e escolheu imaginar que a música era Tchaikovsky e que dançava em Budapeste, em Romeu e Julieta. Quando os soldados alemães tiravam seu sangue, duas vezes por semana, dizendo-lhe que isso os ajudaria a ganhar a guerra, ela escolheu dizer a si mesma:"Sou uma pacifista.Sou bailarina.Meu sangue jamais os ajudará a ganhar a guerra." Escolheu ver os guardas que a mantinham em cativeiro como mais aprisionados que ela. Abrandou a dor da morte da mãe dizendo, repetidamente:"O espírito nunca morre.". Agarrou-se a sua parte sobre a qual ainda tinha poder de controlar e se recusou a deixar que qualquer coisa que acontecesse externamente matasse seu espírito. "Se eu sobreviver hoje, Edie dizia a si mesma, "então, amanhã serei livre."
             Edie, agora uma talentosa e compassiva psicóloga, além de matriarca de uma família maravilhosa, deixou claro que, ao integrar a escuridão que lhe foi lançada, teve o tipo mais doce de vingança de Hitler.Em uma ocasião, recentemente, perguntei-lhe se ainda guardava rancor de Hitler. Ela inocentemente me olhou dentro dos olhos e falou:"Não guardaria raiva alguma de Hitler. Se o fizesse, ele ganharia a guerra, porque eu ainda o estaria carregando comigo, em todo o lugar que fosse." Edie é uma campeã da liberdade, portadora de uma luz tão grande e inspiradora que estaríamos muito bem servidos se seguíssemos suas pegadas.


            Trecho do Livro: O efeito Sombra-Deepak Chopra, Debbie Ford e Marianne Williamson


                           Feliz dia Internacional da Mulher!!!
30 comentários via Blogger
comentários via Facebook

30 comentários:

  1. Parabéns pelo nosso Dia!
    Que exemplo de Coragem,Dignidade,Bondade,trouxe até nós!
    Emocionei-me ao ler o texto sobre Edith Eva Eger!
    A violência dessa guerra,o sofrimento dessas
    pessoas ñ podem ser esquecidos!
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  2. Querida amiaga lindissimo post e maravilhosa homenagem ao nosso dia.
    Hoje é o dia de TODAS as mulheres, de TODAS as raças e religiões, mulheres que se esquecem tantas vezes de si em prol da família, mulheres que lutam por uma vida melhor, mulheres companheiras, amigas, colegas, mães, mulheres que sorriem quando a alma chora, mulheres que não desistem de alcançar os seus sonhos e que no fundo do seu coração apenas desejam encontrar o seu caminho na estrada da VIDA.
    Para uma grande mulher, com um coração maravilhoso eu desejo um DIA muito feliz.
    beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  3. Incrível história e escolhas... Lindo post e obrigado pelo carinho! Parabéns pelo nosso dia, que seja beeeeeeeeeeeem legal,tá? beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Uma mulher de garra e de talento....grande beijo pra ti querida....

    Um feliz dia Internacional da Mulher pra voce minha querida amiga...paz...amor e muito sucesso...beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  5. A vida é feita de escolhas... Hoje, amanhã e sempre. E se ela não tivesse escolhido? São as nossas escolhas que fazem a diferença. Sempre!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Vivian, muito agradecida pelo seu carinho.
    Adorei!
    Feliz dia da Mulher.
    Xeros

    ResponderExcluir
  7. Bom dia !!!

    Difícil não ficar emocionada ... é lindo .
    O amor é a luz que precisamos para enfrentar todas as pedras do nossos caminhos.

    Parabéns pelo nosso dia !!

    Adoro suas visitas ! Fico feliz que esteja gostando da estória .
    Um grande beijo !!

    ResponderExcluir
  8. Vivian,primeiro quero desejar-lhe tudo de bom como mulher e mãe e esposa e poetisa e... Tb quero dizer-lhe que você escolheu muito bem lembrar desta mulher corajosa e com tanta sabedoria.bjs

    ResponderExcluir
  9. Vivian, parabéns pela escolha do post,que representa tão bem "A mulher", por meio de Edith... E também parabéns pelo dia de hoje.

    Aqui encontro cultura, informação e carinho.

    Bjs
    Chris

    ResponderExcluir
  10. Vivian Querida
    Obrigado por me fazeres chorar ao ler e reler este post que nos deste a conhecer o que é digno de ser visto e lido por muitas pessoas, isto é um exemplo de dignidade, de coragem, determinação. Estou emocionada talvez por a minha vida nunca ter sido nada fácil, desde os 8 aninhos quando minha mãe me abandonou.
    Amiga um beijinho muito grande.
    Adélia


    Muito obrigado por esta partilha.

    ResponderExcluir
  11. Que escolha mais ímpar essa sua minha querida Vívian.
    História de arrepiar e nos levar a reflexão.
    Aproveito e deixo aqui o meu mais doce carinho e um Dia Especial pra você.
    Feliz Dia Internacional da Mulher!
    Beijos no teu ♥

    ResponderExcluir
  12. Olá Vivian!

    Um texto que marca... Obrigada por partilhar!
    Vim deixar meu carinho pelo nosso dia! Hoje e sempre!
    Tem selinho em meus blogs, pela data.
    Tenha uma ótima semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Uau, me deixou em arrepios!!!!

    "O efeito Sombra" parece um livro indispensável.

    Excelente escolha, Vivian!

    Abraços e carinhos...

    ResponderExcluir
  14. Mulher!
    Sempre mulher.
    Um abraço carinhoso pelo nosso dia.
    Um afago gostoso.
    Um orgulho, ser mulher sempre.
    Eternamente.
    Minha homenagem às minhas amigas mulheres.

    ResponderExcluir
  15. Hola amiga,
    Hoy es tu Día, por eso pensé en TI y te ofrezco un acróstico “ MUJER” con la historia”
    Del Día Internacional de la Mujer”, completando el post que tengo publicado con un precioso video, todo es para ti.
    Feliz día !

    Besos,beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Vivian

    Perfeito o post e este livro parece mostrar mais que um exemplo de mulher. Quero ler.
    Parabéns pelo nosso Dia.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  17. Que linda lição minha querida..
    uma belissima escolha para nosso dia..
    Feliz dia pra nós..

    beijo meu pra vc..

    ResponderExcluir
  18. MULHERESSSSSSSSSSSS!!!
    Grandes Mulheres como a do Post.
    bjs VIVIAN_

    ⊰✿ bjsssssssssss ⊰✿
    a todos Nós!!

    Homens e Mulheres deste
    Tempo de Poesia e Amor!!!

    ResponderExcluir
  19. Parabéns, menina -MULHER.
    Este dia também é todo teu.
    Um beijo.

    Fernanda

    ResponderExcluir
  20. Oi Viviam...
    Que belo trecho, sem dúvida alguma uma lição de vida.Gosto de ler textos desta triste época e é incrível o como muitos sobreviveram, mas especialmente mulheres.Por isso acho muito importante que todos os dias alguém lembre da força,determinação e sensibilidade da mulher, entretanto acho também muito pontual que haja um dias para aqueles que não percebem isto. É como um grito.
    Beijos e adorei ler este texto hoje.
    Parabéns para você minha querida.

    ResponderExcluir
  21. Bonito trecho...Uma ótima história pra representar a beleza e a força damulher...

    Uma rosa pra vc...

    Feliz dia Internacional da Mulher... :D

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  22. Que história belíssima Vivian!
    Tenho muito orgulho de gente assim, principalmente se for mulher.
    Querida, atualizei meus tres blogs. Em todos eles minha homenagem ao nosso dia!
    Bjussssssssss

    ResponderExcluir
  23. Oi amiga...

    Parabéns pelo seu DIA...
    Lindo o texto...justa homenagem...

    Um beijo fraterno e Deus te abençoe !

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo nosso dia bonita, bjus e linda noite..

    ResponderExcluir
  25. Oi querida...

    Lindo seu post!

    Deixo pra vc hoje o meu melhor abraço!

    Zil

    ResponderExcluir
  26. As palavras, Vivian, são determinação e superação. Beijos para todas as mulheres

    ResponderExcluir
  27. Que texto maravilhoso!!
    Um show de homenagem!
    Uma história que emociona!
    Beijo carinhoso querida
    Bea

    ResponderExcluir
  28. Oi, Vivian!

    tocante tal bravura. escolha bem simbólica no dia internacional da mulher...maravilhosa e merecida homenagem.

    Abraço carinhoso,

    Véu de Maya

    ResponderExcluir
  29. Aonde estará mulher virtuosa, e muitas outra frases, que poderia deixar aqui como semente plena, da gratidão certa por está assim tão junto nas letras que realmente constrói o que somos e dá direção para o que realmente sonhamos conquistar, e assim por este caminho, deixo, em linhas plena minha gratidão, apenas com um singular obrigado.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por deixar um comentário!