Tranquilize-se...

                      "Igual ao sábio das escrituras é a Cecília Meireles: se a morte ainda não o tocou, trate de viver com sabedoria. A sabedoria não é garantia de felicidade. A vida não oferece garantias de felicidade para ninguém. Como disse Guimarães Rosa,"felicidade só em raros momentos de distração". Mas a sabedoria nos livra dos sofrimentos provocados pela nossa própria loucura. Quem é sábio sofre pelas razões justas e, por isso mesmo, sofre com tranquilidade. A sabedoria nos traz paz de espírito. Que é aquilo que mais o coração deseja. Paz de espírito é como um campo batido pelo vento, como um riacho de águas limpas, como uma borboleta pousada sobre uma flor.
          A cabeça é um útero terrível. Dela tanto podem sair flores e borboletas quanto charcos e escorpiões. De vez em quando ela é invadida pelos demônios das catástrofes e dos horrores - e aí não existe corpo que aguente. Os tais demônios são produtores de filmes, que ficam sendo exibidos em sessão contínua em nossa cabeça."

       Rubem Alves

Trecho da crônica "Tranquilize-se" do livro:Palavras para Desatar Nós-Rubem Alves
Pág.36
35 comentários via Blogger
comentários via Facebook

35 comentários:

  1. Bom dia, Vivian, querida!
    Paz, é tudo que precisamos para viver bem e feliz. Palavras de amor, amizade e afeto desatam nós. As palavras são poderosas. Obrigada pelo seu imenso carinho, um dia maravilhoso pra você, bjs

    ResponderExcluir
  2. Voltando da caminhada e me preparando pra ir novamente ali na praia, ler esse texto é legal!!! Estou bem tranquilinha...beijos, lindo dia,tuuuuuuuuuudo cde bom,chica

    ResponderExcluir
  3. E viver com sabedoria é se entregar a vida, pois nunca saberemos até onde ela vai,,,então...que estejamos em paz...beijos de bom dia pra ti minha amiga querida...obrigado pela força de ontem no Livro...

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Vivian,

    ler isto logo cedo é inspirador, inspira-nos a manter a serenidade ao longo do dia, é sempre a minha prioridade, pra "ver" felicidade, felicidade não é "vista" na agitação interna.

    Sou fã do Rubem Alves, um psicanalísta, educador e teólogo com esta alma de poeta que ele tem só poderia dar boa coisa, seus textos nos prendem pela poesia e nunca mais nos deixam pelo ensinamento que nos trazem.

    Sou apaixonada pelas obras dele e pela pessoa sábia que ele é.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Como eu adoro Rubem Alves, queria ter todoooosss os seus livros rsrs, concordo plenamente a sabedoria é tudo na nossa vida, incrivel como a loucura pode mesmo produzir filmes de terror nas nossas mentes, fantástico, aprendo muito aki, adorooooo de verdade vir aki, tenha um ótimo dia Vivian!

    ResponderExcluir
  6. A sabedoria só vem com o passar dos anos, antes quebramos muito a cabeça p depois aprender que nem tudo é importante agora.
    beijos e bom dia.

    ResponderExcluir
  7. EU CHAMARIA ESSES PRODUTORES DE FILMES DE DEFEITOS PSICOLÓGICOS, OU DOS EUS INTERNOS, É MUITO MAIS VÁLIDO VIVER SENTINDO AS VIRTUDES PARA SENTIR PAZ DE ESPÍRITO...BELÍSSIMO TEXTO E CONCORDO PLENAMENTE...
    TENHA UM DIA RADIANTE AMIGA...

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Vívian, sou fã do Rubem Alves, gosto do jeito como ele escreve e como fala, uma mansidão que contagia.

    Tenha uma semana maravilhosa minha querida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. LINDO VIVIAN A SABEDORIA NOS TRAZ TRANQUILIDADE DE ESPIRITO,
    SABIAS E DE PROFUNDO INTENDIMENTO
    ESTAS PALAVRAS QUE QUEM AS PÕE EM PRATICA PODE SENTIR BEM PERTO A FELICIDADE,UM ABRAÇO COM CARINHO MARLENE

    ResponderExcluir
  10. Adorei a metáfora dele de "produtores de filme"! É por aí mesmo!
    A vida é uma luta contínua. Nossas tendências para o mal insistem em nos dominar, por isso, temos que estar sempre alertas, principalmente com nossos pensamentos.

    Beijão

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Vivian!
    Nada melhor que estamos em paz conosco, pois tendo paz, transmitimos esse sentimento ao nosso redor!
    Sentimento importante.
    Venho desejar uma linda e tranquila terça!
    Beijinhoos!
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  12. oi Vi,

    que lindo,
    procuro sempre buscar esse estado de espírito,
    me faz bem a alma,
    mas vou te contar um segredo,
    estou nada calma esses dias,
    pois algumas pessoas abusam do poder e fazem questão de diminuir os outros,
    isso me tira do prumo e me deixa muito chateada,
    mas sei que passa,
    afinal prefiro cenas de amor no meu filme da vida...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Vivian querida,

    Estas são mesmo palavras capazes de desatar nós.
    Somente com sabedoria chegaremos à serenidade e a paz. Embora a sabedoria não tenha o condão de nos garantir felicidade, ela nos ajuda a lidar com os momentos cinzas de nossas vidas.
    Sabemos que a felicidade não é deste mundo, embora possamos nos deliciar com os grandes momentos de felicidade que a vida nos proporciona.
    Não é fácil dar ao sofrimento um valor relativo, mas é com este aprendizado que vamos sofrer sem perder o equilíbrio.

    Um belo dia para você.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. a vida é de säbios

    se sabemos viver

    vivemos esta vida duas vezes



    beijos!! feliz dia !!

    ResponderExcluir
  15. Hoje os blogues estão gritando felicidade ,que bom!
    que ela seja nossa trilha e eterno caminho
    beijão Vivian! um linda semana

    ResponderExcluir
  16. A sabedoria nós a adquirimos durante a vida e, na velhice, damo-a de graça. Sou fã do Rubem.
    Abração, Vivian!

    ResponderExcluir
  17. Muito forte esse texto, adorei, desejo a vc uma linda tarde, beijos

    ResponderExcluir
  18. Perfeito minha amiga!
    Mesmo em emio a problemas, devemos saber controlar nossos pensamentos pra num irmos pro lado negativo das coisas.

    Adoro Rubem Alves :)

    beijocas na bochecha com carinho.

    ResponderExcluir
  19. Lindo. A sabedoria nem sempre leva a felicidade, mas muitas vezes nos impede de sofrer mais. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Minha linda menina!
    Sempre que passo por aqui me delicio com os teus textos que são selecionados a dedo...mas quando encontro Rubem Alves tem outro sabor a leitura...sou fã e gosto de montão dos seus textos...
    bjs minha flor!

    ResponderExcluir
  21. Por isso precisamos ter extremo cuidado com o que colocamos em nossas mentes. Alimentá-la com dores e sofrimentos fará com que gere os mesmos resultados. A paz de espírito que tanto nos faz bem, deve estar lá, em primeiro lugar.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  22. Guimarães Rosa é o meu poeta favorito.A paz sempre.Até a próxima

    ResponderExcluir
  23. Sua amizade transformei na minha felicidade, Minha felicidade é ver sua
    visito no meu blog.
    Hoje não consigo expressar toda minha alegria, simplesmente mesmo levando
    uma colinha só para saber de você.
    Triste seria para mim se nem isso pudesse fazer mais ..
    Eu quero apenas estar sempre perto de você foi esse o unico meio que
    no momento Deus esta me permitindo.
    Um dia de paz e luz .
    Beijos meus no seu coração..Evanir

    ResponderExcluir
  24. Linda reflexão! Saber viver assim com tranquilidade é um ideal! Bjs e uma bela quarta feira. Amanhã na nossa escola vamos receber o escritor Ondjaki, um angolano que vive no Rio de Janeiro. Bjs

    ResponderExcluir
  25. Voltamos assim às duas palavras fundamentais: - Razão e emoção. Sim, a razão é fria, inexorável. Leva-nos a enfrentar a realidade como ela é. Ela também nos mostra a refletir nas palavras de ação e reação em tudo o que fazemos. Lembrando que seremos cobrados por atitudes irresponsáveis.
    Mas a emoção também chega com seu néctar de utopias. Com felicidades espontâneas. Sonhos que nos fazem sorrir, e nunca queremos sair da viagem deles.
    É como se apaixonar loucamente por alguém distante, entretanto falta-nos convivência que são fundamentais para a vida real.

    ResponderExcluir
  26. Vivian,que bonito esse texto!Tranquilidade é tudo que precisamos!Grande Rubem Alves!bjs,

    ResponderExcluir
  27. A sabedoria não ocupa espaço e ela nos ajuda imenso a enfrentar as tribulações da vida.

    Excelente escolha querida.

    Beijinho e uma flor

    ResponderExcluir
  28. Estimada Amiga:
    Um delicioso texto de imensa autenticidade existente em certas pessoas.
    Escreve com magia e talento. Sabedoria imensa.
    Sabe, a felicidade só nos foge se não lutarmos por ela. Com tenacidade. Pureza. Carinho e ternura.
    Excelente, preciosa amiga.
    Sou muito seu amigo que respeito, acredite? Fiquei a pensar e a pensar nas suas palavras que são um hino fabuloso à vida de todos nós.
    Parabéns sinceros. Adorei e já registei em mim e no que sou. É fantástica e possuidora de um gigantesco sentir doce e puro.
    Beijinhos de pureza amiga.
    No maior respeito pela sua magia, fascínio e encanto.
    Sempre a admirá-la.
    Agradecido pela ternura expressa no meu blog, onde tem comentado com toda a maravilha de si e é uma honra para mim recebê-la.

    pena

    É notável, grandiosa amiga.
    Bem-Haja, notável amiga valiosa.
    Adorei.

    ResponderExcluir
  29. Basta perder a paz para sabermos como é a pessoa.O que virá delas neste instante de desequilibrio.Belo texto amiga.
    Meu abraço carinhoso.
    Bju.

    ResponderExcluir
  30. Escolheste um excelente texto.
    Gostei de ler.
    Tranquilamente...
    Beijo, querida amiga.

    ResponderExcluir
  31. São pensamentos que nos enriquecem.

    ResponderExcluir
  32. sabedoria uma paz de
    espirito.
    linda noite bjs

    ResponderExcluir
  33. Linda escolha querida Vívian.

    Quero te pedir desculpas por não responder teu torpedo, estou sem crédito até pra isso...que vergonhaaaaaa....rsrsrs.

    Mas uma coisa posso te dizer, dei um sorriso delicioso ao ler, brigadinha pelo carinho, pela atenção e pela preocupação comigo.

    Beijos.
    Te gosto muito.

    ResponderExcluir
  34. Um belo dia pra ti minha amiga querida...beijos entre flores e poesias....

    p.s. tá atrasada hoje né? rs..rs..

    ResponderExcluir
  35. Oi Vivian!
    Mais uma vez, uma feliz escolha.
    Ando fazendo filmes de escorpiões...é preciso estar atenta.
    BJos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por deixar um comentário!