Pensar é transgredir

                              "Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos  para não morrermos soterrados na poeira da banalidade embora pareça que ainda estamos vivos.
                 Mas compreendi, num lampejo: então é isso, então é assim. Apesar dos medos, convém não ser demais fútil nem demais acomodada. Algumas vezes é preciso pegar o touro pelos chifres, mergulhar para depois ver o que acontece: porque a vida não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia, mas como um jarro que se renova a cada gole sorvido. 
                Para reinventar-se é preciso pensar: isso aprendi muito cedo.
               (...) Questionar o que nos é imposto, sem rebeldias insensatas mas sem demasiada sensatez. Saborear o bom, mas aqui e ali enfrentar o ruim. Suportar sem se submeter, aceitar sem se humilhar, entregar-se sem renunciar a si mesmo e à possível dignidade.
                    Sonhar, porque se desistimos disso apaga-se a última claridade e nada mais valerá a pena. Escapar, na liberdade do pensamento, desse espírito de manada que trabalha obstinadamente para nos enquadra, seja lá no que for.
                   E que o mínimo que a gente faça seja,a cada momento,o melhor que afinal se conseguiu fazer."
             
                Lya Luft
Trecho do livro:Pensar é transgredir-Lya Luft
Pág21 e 23 
**Bom começo de semana, amigos!!!Beijos e até sexta-feira!!!
55 comentários via Blogger
comentários via Facebook

55 comentários:

  1. Adoro a nossa gaúcha Lya!! Belo trecho escolheste e temos mesmo que pensar na vida e muiiiiiiiiiito! beijos,obrigado pelo carinho.

    Linda semana! Aqui, entre rotina de uns e folia , vamos todos bem!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. oi Vi,

    bom dia cheio de saudades,
    adoro a Lya,
    e tenho procurado não pensar muito,
    apenas firmo todos os dias que decidi ser feliz,
    nada mais...
    e tem me feito muito bem...
    me sinto muito alegre e cheia de vida...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivian, belo conselho para início de semana. Bjos

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Vivian minha querida


    Lindo texto...
    Também acho que se é pra fazermos alguma coisa que seja o nosso melhor...

    Beijos e uma semana linda pra você
    Ani

    ResponderExcluir
  5. Este texto veio de encontro com o meu eu,adorei amiga!Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá minha querida Vivian, que saudades, espero que tudo tenha andado bem na Facul, estou retornando com a mala repleta de saudades, feliz por estar de volta, adorei esse texto, o livro deve ser perfeito, qtas frases bonitas em um só texto, muito bacana! Ótima semana amiga! bjossss

    ResponderExcluir
  7. Bom dia querida Viviam!
    Bárbaro estre texto, ela é fabulosa, vamos procurar viver a vida com sabedoria, pois não?
    Beijinhosss

    ResponderExcluir
  8. Maravilhosas as palavras da autora...sem dúvida alguma, nossa vida é feita a cada instante e que seja feita com equilibrio, na justa medida, para que seja devidamente saboreada.
    Saudades de ti querida, a viagem que fiz foi maravilhosa, aproveitei muito, assim como estou feliz de estar de volta...feliz semana Vivian, beijos,
    Valéria

    ResponderExcluir
  9. que lindo texto verdadeiro e sábio tambem,nossa realidade deve deixar lugar tambem para os sonhos que
    muitas vezes são o unico encanto da vida!!desistir sem tentar é covardia
    parabens vivian admiro muito sua persistencia e determinação em busca das coisas que acreditas bjs marlene

    ResponderExcluir
  10. Beleza de texto Vivian, acho que por não gostar de seguir fila sempre questionei tudo, não me contento com o "porquê sim", e isso faz toda a diferença.
    Sonhar sempre, sem se preocupar se é possível, pois tudo é, basta acreditarmos.
    Uma linda semana pra ti, beijos

    ResponderExcluir
  11. Pensar é se libertar,,,reinventar a vida, sonhar,,,preparar sentimentos...beijos querida amiga, ótima semana pra ti,,,por aqui a Páscoa foi normal, como sempre, adivinha quem não ganhou chocolate...kkkkk...e por ai,,,tudo bem? beijos e beijos...

    p,s, atrasado pelo homem do motorzinho de novo...rs..rs..

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Vívian! Que delícia de texto, ótima escolha, como sempre!

    Uma linda e abençoada semana para você minha querida, que cada dia seja bem pensado, aproveitado, vivido!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Se conseguirmos viver dessa maneira, não teremos arrependimentos. Acredito que é dessa forma que a vida pode ser plenamente saboreada.
    Um beijo, querida Vivian!
    E uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  14. Que bonita msg,Vivi!Um ótimo ensinamento de vida!bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia,Vivian!Sou super fã da Lya Luft esse foi o primeiro livro dela que comprei.
    Se desistirmos de sonhar de nada valerá viver.
    Uma ótima semana!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  16. Sonhar é o combustível da vida! Quem perdeu seus sonhos, morreu e não sabe!!
    Muoto boa escolha de texto!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  17. Sonhar é o combustível da vida! Quem perdeu seus sonhos, morreu e não sabe!!
    Muoto boa escolha de texto!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  18. Vivian, tens sempre uma palavra importante a transmitir! Adoro as escolhas que fazes dos textos! Bjs e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  19. "porque a vida não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia, mas como um jarro que se renova a cada gole sorvido. "
    Muito interessante esta frase, mas não sei se concordo totalmente com ela. Há situações e situações que condicionam o sorver da vida.
    Beijinho minha querida e obrigada pelo carinho de sempre.
    Como vão os estudos?

    ResponderExcluir
  20. Vivian querida,

    Lindo texto da Lya. Meu próximo post será também um texto dela (já está prontinho).

    Novamente deparamos com a necessidade do equilíbrio para tudo na vida.
    Questionar é muito importante para chegarmos, por raciocínio próprio, aos caminhos da verdade e da luz.
    Por sua vez, os sonhos são a motivação da vida.
    E concordo plenamente que sempre devemos procurar fazer o melhor, ainda que dentro das limitações de cada um.
    Por fim, reinventar-se é mesmo preciso...sempre.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  21. A gente sonha...

    Mas até chegar a conclusão que os sonhos se tornam realidade, muita água corre, muitas pedras aparecem e muito sofrimento nos atormenta.
    Mas chegamos, enfim, onde queremos.

    Uma ótima semana pra vc!
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Vivian minha querida
    É um excelente texto!
    No entanto o raciocinio é importante quando bem aplicado, e existem situações que não são de bom.
    Boa semana

    Beijinho e uma flor

    ResponderExcluir
  23. Adoro tudo que a Lyra Luft.

    Para reinventar-se é preciso pensar sempre.

    Desejo que sua páscoa tenha sido excelente.
    Uma ótima semana!
    Beijos grandes no teu coração!

    ResponderExcluir
  24. Não se pode, simplesmente, seguir a procissão. Nossa individualidade requer caminhos diferentes e todos temos algo a oferecer. Se agimos dentro de nossos próprios conceitos, procurando alcançar nossos próprios limites, teremos realizado algo de bom. Teremos buscado as respostas aos nossos questionamentos. E são eles que nos fazem crescer.

    Grande beijo e uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  25. Um texto muito bom...Creio que viver é sempre buscar sensatamente o equilíbrio.
    Bom fim de semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Amar é fundamental. Devemos amar e seguir adiante. Muita vez notamos que alguém que amamos tanto se vai. Sofremos, entretanto devemos observar que quem perde será sempre a pessoa que nos deixa, pois o amor deve seguir...

    Um grande Abraço!

    Obrigado pelas nuvens de conhecimentos que nos oferece!

    ResponderExcluir
  27. Sorvi em goles pequenos cada palavra, deixei-as tomar o sabor, senti cada uma descendo com a pujança contida e a sabedoria aumentada, senti-me alimentada e feliz.

    Tua lente, Vivi, seleciona as maravilhas de todos e não foi diferente com a Lya.
    Bjos querida,
    Calu

    ResponderExcluir
  28. Você coloca Trechos fascinantes, mas o que me chamou mais atençao hoje foi o título: pensar é transgredir, tenho trasngredindo muito ultimamente.

    ResponderExcluir
  29. Otimo texto minha amiga,este entender-se é fantastico na revolução que devemos nos fazer.
    Uma bela semana a voce com toda paz e luz.
    Boas aulas e alegria na familia.
    Meu abraço.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  30. Perfeito ^^
    o que é a vida senão uma colcha de sonhos.
    beijos mil ****

    ResponderExcluir
  31. Pertinente mas muito bom o texto.
    Gosto de leituras que me façam reflectir, este é o caso.

    Sempre fui contra o "encarneirar" o que chamas de "manada".
    A virtude está em ser-se diferente, mas inteligentemente ligada ao mundo que nos rodeia com a clarividência de saber tirar o melhor proveito da vida.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  32. Vivian, boa noite!
    Não tem como a semana não ser boa após ler este texto! Que força!!!
    Uma semana de paz e luz pra você, bjs

    ResponderExcluir
  33. Vivian minha doce amiga...belo pensar..bons conselhos...
    Vivian te considero uma pessoa tão centrada...vou comentar com você algo como tenho me sentindo..
    Estou morando perto da minha familia e isso para mim é novidade,eu estava longe há 23 anos..
    Vivian esta tão dificil para mim..as diferenças no pensar,meus irmãos....sou uma pessoa da paz,calma,falo pouco e deparo com tanta falação....tanta diferença...fico um pouco perdida..também a minha adataçao em Itajubá não tem sido fácil..
    me dá uam palavra amiga..
    claudia.ymarques@hotmail.com
    muitos beijos e já agradecida..
    titi

    ResponderExcluir
  34. Verdade. Temos que ter atenção e ter opinião...
    Beijos Vivian!!

    ResponderExcluir
  35. Bom dia linda Vivian!
    Amei ler Lya cedinho.
    É lindo o texto, uma reflexão iluminada.

    Beijos saudosos minha querida.

    ResponderExcluir
  36. Um belo dia pra ti minha amiga,,,paz carinho flores e poesias...beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  37. é você está certa, pensar é trangredir, é subverter. por isso que pensar doi, mas é prazeroso. abraços muito bom o texto. lamarque

    ResponderExcluir
  38. É importante não sermos massa de manobra. A maioria da pessoas são acomodadas e vão "empurrando a vida com a barriga", mas isso não nos leva ao lado prazeroso da vida, o das nossas conquistas pessoais. Muita paz!

    ResponderExcluir
  39. Oi Vivian!
    Ah, gosto muito da Lya! O pensar torna tudo possível, ele nos transporta e faz viver a magia de ser.
    Obrigada pelo carinho sempre!
    Beijinhos e uma abençoada semana!

    ResponderExcluir
  40. Olá, Vívian!

    Não existe arma mais forte no mundo do que o pensamento que questiona, que constrói, que derruba velhos paradigmas e que propõe novos caminhos.

    Gosto muito do texto da Lya.

    beijo, querida.

    ResponderExcluir
  41. Wonderful texto Vivian.....nice picture to.

    hugs from Holland, Joop

    ResponderExcluir
  42. Tudo que a Lya escreve é interessante. Já conhecia esse texto tão bem escolhido pela tua sensibilidade, Vivian!
    Abração.

    ResponderExcluir
  43. Querida, obrigada pelas palavras de carinho na Literatura.

    Parabéns pelo texto postado
    Bjs
    Rute

    ResponderExcluir
  44. Como sempre seu cantinho está 10!!!Bjoos!

    ResponderExcluir
  45. Oi Vivian,

    Que lindo texto da Lia Luft! Maravilhoso!

    Beijos linda, boa semana, bons estudos!

    Leila

    ResponderExcluir
  46. Tenho lido umas coisas de Lya Luft, e cada vez a admiro mais!
    Bjs

    ResponderExcluir
  47. Minha querida

    Sempre boas escolhas...adoro Lya Luft e tudo que ela escreve, mas este texto é sublime e tão verdadeiro em cada palavra.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  48. Vivia querida, como se foi de páscoa?
    Querida, acredito que temos que está sempre reinventando cada trechinho da vida, colhendo o melhor que ela nos traz e tornando pessoas do bem! Fazendo na nossa vida a melhor possível, passando por obstáculos e fortalecendo ainda mais, sempre reinventando caminhos, estradas a serem passadas.

    Muitos sonhos e realizações...
    Beijinhos e muitos beijinhos!
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  49. Se pensar é transgredir a minha vida foi feita de transgressões. Beijinhos

    ResponderExcluir
  50. Este saber rebelar com inteligencia é a grande arte de viver Vivian, daí que alimentamos nossos sonhos e quereres.
    Sempre uma escolha feliz para uma reflexão de vida mais interessante.
    Grato pela partilha.
    Meu abraço de paz e luz.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  51. Bem isso!!!
    A vida é maior que qualquer coisa e tem que " começar de novo" toda vez que for necessário...

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por deixar um comentário!