Vida Simples


"Fui para os bosques viver de livre vontade,
Para sugar todo o tutano da vida…
Para aniquilar tudo o que não era vida,
E para, quando morrer, não descobrir que não vivi!"


Henry David Thoreau

          *Baseado no relato e em todo o pensamento filosófico empreendido nos dois anos em que morou na floresta, Thoreau escreveu "Walden ou A vida nos bosques", uma obra que se tornaria um referencial para a Ecologia e um de seus livros mais famosos. Além de descrever sua estadia na floresta, "Walden" analisa e condena a sociedade capitalista da época. E, convida a uma reflexão sobre um modo de vida simples, propondo novos olhares sobre o conceito de liberdade.

Fonte:Wikipédia, a enciclopédia livre
*Não sou adepta em morar na floresta,mas  fazer reflexões sobre o que realmente importa na vida é de suma importância nos dias que vivemos.Senão poderemos ser levados pela mare de consumismo exacerbado que nos cerca.Vivian.

37 comentários via Blogger
comentários via Facebook

37 comentários:

  1. Também adoro a simplicidade e a ALEGRIA ESTÁ NAS PEQUENINHAS COISAS E MOMENTOS, SEM REBUSCAMENTOS OU FRICOTES. ADOREI!

    BEIJOS PRAIANOS, ESPERANDO PASSAR A PANCADINHA AQUI PRA IR CAMINHAR NA PRAIA, POIS NENO NÃO PODE SE MOLHAR(DE CIMA, SÓ DO MAR,SRS...

    BEIJOS,LINDO DIA,CHICA

    ResponderExcluir
  2. Viver intensamente sempre, aproveitar a cada segundo como um milagre que nunca mais será repetido...beijos querida e um dia lindo pra ti...por aqui...sol de Sahara....rs..

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Vivian, sim claro viver intensamente, mas sem nos esquecer do que nos ensinou o criador, fraternidade, caridade e amor, bjs no coração e um bom dia pra ti e familia.
    Vanderlei

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Vívian, às vezes fico pensando onde vai parar esse frenético consumismo, uma disputa de quem pode mais. No entanto, deixa-se de viver as coisas mais importantes, quisera que as pessoas fossem mais humanas e se lembrassem que a vida é tão passageira!

    Um lindo dia para você!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Vivian, bom dia!!
    Sabe que estou amando suas escolhas?
    Sem a natureza não existe vida, ela é DIVINA. Fazer passeios em lugares arborizados, com lagos, cachoeiras, ou em algum parque próximo a nossa residência, nos faz muito bem, é uma terapia, é uma opção de uma vida mais saudável. Sua conclusão é excelente, concordo plenamente. Um abraço, um dia maravilhoso pra você, bjs

    ResponderExcluir
  6. Que vc tenha um bom dia linda,
    aproveite o sorriso do sol desta manhã.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Lindo isso e tem a ver com meu post em deletar e arquivar. Temos que deletar mesmo essa maré de consumismo desenfreado que atrapalha em muito nosso crescimento espiritual.Obrigada pela visita sua que amo! Beijão!

    ResponderExcluir
  8. vida harmonia alegria parece que ja quer dizer sol arvores
    tudo que vem da natureza é belo é singelo e terno,simplicidade,é poder desfrutar a paz e o amor em nosso interior é respirar profundamente
    reconhecendo a grandeza do criador bjs minha querida tudo de bom,marlene

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Vivian!

    Nossa sociedade promove um massacre no ser.

    Cada um tem que tentar achar seu "tutano" onde quer que ele esteja e suga-lo, antes que o mundo o sugue para si e deixe-nos vazios de nós mesmos.

    Beijos querida, tenha um lindo dia.

    ResponderExcluir
  10. Amei

    a vida é maravilhosa e única.

    vamos . viver . AMAR.

    felizes dias.


    beijos!!

    ResponderExcluir
  11. A simplicidade é a alegria da vida.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Eu já tenho uma inclinação pra morar na floresta,mas teria que levar muitos livros, caneta e caderno!...rss...lindo pensamento,Vivi!bjs,

    ResponderExcluir
  13. Eu já tenho uma inclinação pra morar na floresta,mas teria que levar muitos livros, caneta e caderno!...rss...lindo pensamento,Vivi!bjs,

    ResponderExcluir
  14. Eu já tenho uma inclinação pra morar na floresta,mas teria que levar muitos livros, caneta e caderno!...rss...lindo pensamento,Vivi!bjs,

    ResponderExcluir
  15. Que Lindo Dia!!!
    Quanto tempo não venho aqui né?
    O tempo é o presente mais precioso que podemos ofertar, porque é limitado.
    Quando dedicamos tempo a uma pessoa,
    estamos oferecendo uma porção de nossa vida que nunca iremos recuperar.
    Veja como é verdadeiro essa essa frase .
    E quanto nos faz bem dedicarmos um pouco de nos as pessoas que amamos.
    Um Dia abençoado para você.
    Sabe porque estou aqui?
    Porque te Amo Muito.
    Beijos meus.
    Evanir
    Tem um novo mimo de seguidores te ofereço com muito carinho.

    ResponderExcluir
  16. Lindo. Viver sem medo de ser feliz, seja onde for, como for. Bjs

    ResponderExcluir
  17. Lindo!
    Minha querida amiga eu vivo com uma enorme floresta encostada às traseiras da minha quinta todas as folhas caem para cima dos telhados e a frente é um enorme horizonte de campo rios e terras de cultivo, adoro viver assim sem confusão com ar puro, no entanto estou perto da vila e temos casas na cidade, mas prefiro aqui.

    Beijinho e uma flor

    ResponderExcluir
  18. Olá Vivian!

    Tudo bem. Sabe inda não nada ainda da Faculdade. Será tudo novo pra mim. Espero sim, pelo primeiro dia, ou seja, dia 06 de fevereiro.

    “Não vivi. Passei por tempo determinado como máquina. Houve sim morte em vida. O consumismo me aniquilou. Perdi vontades de respirar ares dos bosques. Como viver assim contando números?”

    Grande Abraço, Vivian!

    ResponderExcluir
  19. Oi,Vivian, os monges, os grandes pensadores, preferem sim,se isolar do mundo pra buscar pazinterior e quilíbrio. MUito bom como sempre, saudades daqui. beijo.s

    ResponderExcluir
  20. Gosto da vida vivida com simplicidade, mas cada pessoa deve viver como se sente bem, sempre, olhando o lado fraternal da vida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Interessante esta reflexão amiga, valorizar a vida simples na perfeita sintonia com a natureza,talvez seja a chave da preservação.Não Descobrirmque não vivi, é muito profundo e estimulador.
    Bom te ver e boa semana.
    Abraço de paz e luz.
    Bju.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde,linda.
    Os meus horários estão diferentes,
    como deves reparar...
    Tb eu valorizo os "pequenos nadas"!
    Dão-me alento e alegria.
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  23. Realmente são belas palavras, mostrando uma significativa experiencia vivida.

    Também amo a simplicidade, acho fascinante o bem que o contato com a natureza pode nos trazer, mas bem sei que podemos viver a simplicidade, independente do lugar que estivermos, desde uma tapera até um palácio.
    Ser simples, vai muito além do individuo ter ou não ter, está ligado à percepção, é como um estilo de vida.
    Há "pobres" que vivem a pobreza e é tudo o que enxergam, mas infelizmente nem sempre sabem apreciar a verdadeira beleza da simplicidade da vida, assim como há "ricos", que mesmo cercados de luxo, não se apegam a ele, mas adoram cada detalhe simples que há em tudo, mas sei que há os que se perdem no luxo e não percebem mais nada além disso. Enfim, apreciar a simplicidade é algo inerente em alguns, mas não em outros, na verdade, independe de fatores sócio-econômicos-religiosos.
    Viver na simplicidade é saber apreciar os aromas da natureza, a beleza do céu, do mar quebrando em ondas, a areia, a flor, é gostar de gente, de bicho, é se permitir ser livre, andar descalço, tomar chuva, comer com as mãos,é ter um sorriso aberto seja para quem for, é amar a vida em cada sutil detalhe.
    Simplicidade para mim, é um estado de espírito, é escolher ser acolhedor, amoroso, é ver e sentir com o coração a tudo e a todos, pois quando assim se vive, conseguimos captar mais a essência de tudo e é justamente isso o que realmente importa.

    Lá vem eu e meus devaneios e já te aviso que depois vai virar post lá no Encanto ou talvez no DF rsrsr... beijinhos querida, grata por nos inspirar com os seus posts...
    Valéria

    ResponderExcluir
  24. As palavras podem ser belas, mas na floresta só filosofamos. A vida está aqui, onde vivemos. Nossas florestas também necessitam de cuidado, de atenção e de amor. E nada impede que, nela, possamos refletir, sabiamente, sobre os objetivos reais da vida.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Vivian é isso mesmo, não se deixar cair no consumismo, fútil, e dar valor o que realemente importa, mesmo aos simples fatos da vida, no mais simples encontramos as mais puras alegrias e sentimentos verdadeiros.
    Com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  26. Oi minha linda,

    O consumismo exacerbado nos distrai dos valores do espírito.
    A natureza, com sua beleza, nos oferece oportunidade de valorizar as pequenas coisas, mas não é preciso se instalar nela para desenvolver esta percepção de valores.
    Sou extremamente urbana, mas isto não impede que eu faça minhas reflexões sobre o que realmente importa e o que pode trazer mais completude para o meu SER.

    Ótima postagem!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Simplicidade, uma palavra tão simples, mas cheia de complexos!
    Viver em simplicidade é tão difícil, com tanta sofisticação, luxo na sociedade.
    Admiro e sempre tento viver e repassar que os grande valores está nos acontecimentos diários. Que passa despercebido, muitas vezes.
    Aproveito ao máximo o dia que tenho, tento recolher tudo de bom que o dia me traz.

    Um linda e abençoada semana.
    Beijinhos.
    Lorena Viana
    pequena-prendiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. De facto Henry Thoreau, um contorcionista confesso, teve uma coragem que eu nunca conseguiria.
    Gosto muito da civilização.

    ResponderExcluir
  29. lindo poema,Vivian
    a felicidade esta até num pequeno sorriso sincero ou uma leve brisa no rosto!
    forte abraço e bjos.

    ResponderExcluir
  30. Vi querida, a simplicidade mora dentro de nós, mas a natureza ajuda tanto a nos sentirmos bem, em paz. É divino.

    Saudades de vir aqui, ainda num sei a data de nada, acredita? O médico ficou de me ligar...eu sinceramente to angustiada com essa espera já, mas logo isso passa!

    bjocas amiga, espero que vc esteja ótima! :)

    ResponderExcluir
  31. Vc sempre encantadora Vivi ... sempre passo por aqui.
    beijos querida ***

    ResponderExcluir
  32. OI VIVIAN!
    LINDO TEXTO, BOM QUANDO NOS DEPARAMOS COM UM ESCRITO DESTA NATUREZA E VALIDADE PARA NOSSAS REFLEXÕES.
    ABRÇA
    http://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Belo dia prá ti minha menina!
    Chego atrazada para comentário,mas já me disseram que é melhor chegar atrazado no emprego do que não ir,kkkkkkkkkkkkkkkkk
    ,por isso que vim.Pois adoro teu blog e teus post...
    bjs

    ResponderExcluir
  34. É realmente muito importante , na floresta ou em qualquer outro local, pararmos para refetir de modo a valorizarmos o que é importante na vida !

    ResponderExcluir
  35. Uma tarefa difícil, a de absorver o tutano da vida, mas há que tentar aproveitá-la ao máximo! Bjs

    ResponderExcluir
  36. Muito bom, Vivian. Deve ter sido uma experiência muito rica. Gostei das palavras dele sobre viver no bosque. Obrigada por partilhar.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por deixar um comentário!