Flamingos

         
             "No verão de 1998, caminhando por uma praia do Sul de Moçambique, encontrei,esvoante sobre a areia, uma pena de flamingo.Os pescadores locais me haviam dito que , outrora, por ali ninhavam bandos de flamingos.Fazia tempo, porém, que eles não vinham.
         No entanto, os pescadores esperavam ainda a visita daqueles magros anjos do vento. Na tradição daquele lugar, os flamingos são eternos anunciadores de esperança.
            Uma inexplicável angústia me assaltou _ e se os pássaros não voltassem mais? E se todos os flamingos de todas as praias tivessem sido tragados por longínquas trevas?
            Uma antecipada saudade me concaveou o peito.Não era a simples carência dos seres. Era o definitivo da ausência dos mensageiros dos céus, esses discretos carteiros divinos."


Mia Couto- Trecho das palavras proferidas na entrega do Premio Mário António, em 12 de junho de 2001


"Só as vozes africanas autênticas sabem que o flamingo faz o sol voltar a brilhar depois de um período de trevas e opressão."


Fonte:O último voo do flamingo-Mia Couto- Ed.Companhia das letras
*Indicação da amiga Calu,do blogfractaisdecalu.blogspot.com que estou "degustando" bem devagar. É o segundo livro que leio do Mia Couto, e só posso dizer que sou apaixonada pela forma poética que ele escreve.
41 comentários via Blogger
comentários via Facebook

41 comentários:

  1. Linda escolha.Mia Couto, sempre interessante ler.

    Foi uma bela indicação da querida Calu! beijos às duas !chica

    ResponderExcluir
  2. oi Vi,

    adoro o jeito do Mia escrever,
    também,
    me encanta,
    lindos flamingos,
    anunciadores de esperança,
    que lindo!!!
    minha querida pode usar o texto que você quiser,
    sempre,
    é motivo de muita felicidade pra mim,
    ser escolhida para estar nesse cantinho seu,
    tão delicioso e cheio de conteúdo e bom gosto...

    muitos beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Magros anjos do vento,,,adorei isso...um poema recheado de saudades,,,de nostalgia...um dia todo lindo pra ti minha amiga querida...beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso mesmo minha querida, nunca li nenhum livro dele, mas tudo o que já li de sua autoria, em alguns blogs de amigos, é de uma sensibilidade impressionante.
    Fascinante o modo dele escrever...
    Bom dia amiga, beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  5. Bom dia linda Vivian.
    Interessante mesmo o texto.
    Gosto desse autor.
    E o texto em questão aguça o pensamento.

    Beijinho amada

    ResponderExcluir
  6. BOM DIA VIVIAN LINDA POST,
    ADOREI ESTE TEXTO FALANDO SOBRE OS FLAMINGOS AVES LINDAS MARAVILHOSAS
    ACHEI DIVINA AS FRASES QUE COMPÕE
    SUA POST PARABENS VIM DEIXAR UM
    ABRAÇO COM CARINHO MARLENE

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,Vivian!Td bem?
    Ainda não li nada do Mia Couto,mas já vi a Martha Medeiros falando sobre ele.Achei lindo esse trecho sobre os flamingos.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  8. Que bem que me soube ler este excerto deste grande livro e grande autor! Adoro! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi,Vivian!O poema lá do blog é do livro poesia reunida da Martha é um livro antigo que tenho aqui faz um tmepinho já.O último que li dela foi Feliz pro Nada super recomendo sou fãzona dela.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  10. Vivian querida,
    Não conhecia os flamingos e achei o texto fantástico.
    Esses magros anjos do vento jamais poderão desaparecer, já que, segundo o texto, são anunciadores de esperança.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. vIVIAN,deve mesmo ser um livro muito lindo pela msg que trouxe para nós!Muito poético,de fato!Adorei!Bjs,

    ResponderExcluir
  12. Amei, Vivian. E confesso que me fez uma apresentação valiosa. As palavras são cheias de sensibilidade e beleza.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Lindo momento, Vivian. Adorei voltar aqui. Tenho vindo algumas vezes, mas nem sempre tenho tempo de postar. Adorei também "A Bailarina". Tens poesia na veia... Bjs, Moran

    ResponderExcluir
  14. Maravilha de texto, Vivian,mas nunca li nada do autor. Vou me atualizar. Abração.

    ResponderExcluir
  15. A natureza só nos traz coisas boas. Os flamingos são lindos, eu amo pássaros e toda natureza, ela é DIVINA. Bjo grande, uma ótima noite!

    ResponderExcluir
  16. Vivian, lindo post. Ainda não li nada de Mia Couto, mas já anotei o nome deste livro, gostei muito. Obrigada pela dica.
    bjus

    ResponderExcluir
  17. Vivian
    Divinal!!! Tenho três livros de Mia Couto.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  18. Vivian querida,
    fomos arrebatas pela magia dos magros anjos do vento que fazem o Sol voltar a brilhar.
    Seguimos encantadas pela linguagem única deste autor.
    Fico muito contente que vc esteja desfrutando de bons momentos em sua companhia literária.

    Obrigada , sempre, muito e mais, por todo teu carinho.Te dedico muito afeto, viu?graduanda!!
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  19. “... E as vozes falaram. O sol deve brilhar em cada coração, assim como os pássaros voam, livremente à procura da Paz. Os anjos do vento encontram a esperança no infinito celeste. basta, a nós acreditar em uma Força Superior.”

    ResponderExcluir
  20. Uma bela indicação Vivian. Anotado!

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Interessantíssimo!

    Vou procurar, me era desconhecido, tanto o fato, quanto o livro, vou procurar!

    Abraço,
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  22. Oi Vivian, muita sensibilidade na forma de escrever desse autor, eu gostei do pouco que li.
    Querida, estou mais ausente dos blogs e por isso só estou respondendo aos que frequentam o Magia e o Poetando onde posto um pouco mais que no VSE.
    Agradeço sempre o seu carinho e sua amizade, e por isso ainda continuo mais um pouco na blogosfera.
    Beijos e lindo dia pra ti!

    ResponderExcluir
  23. Uma bela quinta feira pra ti minha amiga...muitas flores e muitos versos...beijos e beijos.

    p.s. tá atrasada hoje né? rs..rs..rs..

    ResponderExcluir
  24. Voltei pra te ver! Cadê tu?rsrs beijos,chica

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Vívian! a indicação de hoje é mesmo muito boa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Passei para lhe desejar uma ótima tarde, bjo

    ResponderExcluir
  27. "...a visita daqueles magros anjos do vento..."
    Amei o texto! Não conhecia esse autor. Coloquei na minha agenda.
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  28. Adorei o texto.. lindo blog! muito encantador :)
    grande beijo no coração!

    ResponderExcluir
  29. muito interessante! Não sabia dessa devoção africana por essas belas e enigmáticas aves. Sempre achei os flamingos meio enigmáticos...rsss

    beijos

    ResponderExcluir
  30. Minha querida

    Adoro Mia Couto, mas esse ainda não li e deve ser maravilhoso.

    Deixo um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  31. Um dos meus preferidos!
    Excelente escolha. tem tb boa poesia o M. Couto.
    Abraço

    ResponderExcluir
  32. Oi Vivian,
    Está tudo bem por ai?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Que nos flamingos sempre venham a praia de todos nós.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  34. Bela degustação amiga,com esta amostra deixada fica a curiosidade de ler.Colocando na lista.
    Grato pela generosidade.
    Meu abraço de toda paz e luz.
    Bju.

    ResponderExcluir
  35. Oi,Vivian!Td bem?Senti tua falta hj lá no blgo e pro aqui, tu sempre atualiza aqui, espero que esteja tudo bem por ai.
    Uma ótima sexta!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  36. que lindo
    não sabia dessa
    estoria amiga
    linda noite
    beijokas

    ResponderExcluir
  37. Que os flamingos sempre estejam por perto, pois sem esperança nada renasce.

    Beijos Vivian

    ResponderExcluir
  38. Oi Vivian!
    Os flamingos são uma beleza, uma maravlha da natureza. Este livro deve ser mesmo lindo!
    Boa dica, lindo post!
    Beijinhos menina carinhosa!

    ResponderExcluir
  39. Que lindo mana!
    Não conhecia mesmo.
    Bom sinal eles terem aparecido lá em Inspiração não é??!!! Ainda mais um casal apaixonado.
    Beijos, obrigada por me trazer aqui.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por deixar um comentário!