Aqueles que seguem...



         

Aqueles que seguem o que neles é grandioso são grandiosos; aqueles que seguem o que neles é insignificante são insignificantes. À mente cabe o oficio de pensar. Pensando, ela obtém a visão correta das coisas; negligenciando o pensamento, ela fracassa nesse intento. Apegue-se o homem à supremacia da parte mais nobre da sua contituição, e a parte inferior não será capaz de lhe tomar essa posição. É simplesmente isso que faz um homem grandioso.




Mêncio, foi um sábio chinês contemporâneo de Aristóteles no Ocidente.
A ele devemos muita da nossa compreensão do pensamento de Confúncio.




Trecho da conversa com seu discípulo sobre a natureza do homem.

Fonte:O Livro das Virtudes-William J. Bennett

Pág.523 - Fé
24 comentários via Blogger
comentários via Facebook

24 comentários:

  1. Vivian, minha querida amiga! acho que mais uma vez entramos em sintonia. O vídeo que postei fala da grandiosidade dos gestos.bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom dia querida!
    A começar pela imagem, perfeita, você deixa um texto grandioso.
    Ser grandioso, não é fácil, mas com certeza, possível.

    Beijos no coração.
    Um dia de muita paz pra você Vivian.

    ResponderExcluir
  3. oi Vi,

    bom dia minha querida...

    temos que valorizar realmente o lado bom do ser humano,
    e nos tornaremos seres bem melhores...

    virtudes serão sempre virtudes,
    obrigada por dividir a sabedoria comigo...

    uma terça com muito amor no seu coração e cheia de beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Temos sempre que elevar o nosso ser,,,procurarmos as coisas de grande valia a se realizar,,,um grande beijo de bom dia pra ti querida...

    ResponderExcluir
  5. Escolheste um texto lindo, faz pensar e bem profundamente!!! beijos,ótimo dia!chica

    ResponderExcluir
  6. Bom dia LINDA !!!


    Cultivar o nosso lado bom é o segredo para não nos tornarmos em feras . O bem é o mal sempre vão existir dentro de nós . Texto perfeito.

    Um dia cheio de flores !! Mil beijos !!

    ResponderExcluir
  7. Vivian
    Lindo teu texto, muito bom para reflectir. Pena que existem seres humanos que são puros monstros.
    Beijinho amiga

    ResponderExcluir
  8. O crescimento nos eleva sempre.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  9. Voltei pra agradecer o seu carinho, sua amizade,,,seu comentario me emocionou muito,,,sabe de uma coisa? não há nada mais gratificante do que escrever uma coisa, num momento escuro e solitario da madrugada, e naquele exato momento aquilo ali é só meu, de repente, coloca lo no ar, e assim,,,apenas por sentimentos,,,por passagens da vida,,,por momentos,,,aquilo se tornar um sentimento em comum,,,nada mais gostoso do que isso,,,minha querida,,,que Deus abençoe a voce,,,e toda sua familia,,,me faz muito bem a sua amizade,,,grande beijo...

    ResponderExcluir
  10. Olá, Vivian! Tudo certinho? Que tudo esteja 100% com você
    Encontrei o seu blog e vim fazer uma visitinha!
    Lindo blog e post! Parabéns!

    Sou expatriada; sai do Brasil em 2000 e fui para os USA estudar na Harvard, onde estudei até 2002. Desde 2003, moro na Holanda - sou casada com um holandês.
    [O choque cultural existe e acaba sendo benéfico - de uma maneira ou de outra -. Sou da opinão que existem coisas boas e ruins em qualquer lugar do planeta! Nós é que temos que ressignificá-las à nossa moda!]

    Será uma alegria se visitar o meu cantinho virtual, que é: http://josanemary.wordpress.com/mevrouw-jane/

    E [já que é "Viviam flores e livros - lindo isso!] será uma outra alegria, se quiser ler o prefácio do meu livro: Mevrouw Jane (o prefácio não foi feito por mim, mas por um outro escritor, um já reconhecido no mundo literário). Se gostar – ou não - por favor, deixe um comentário; vou adorar ler a sua opinião!

    Tenha um ótimo dia!
    Grande abraço.
    Josane Mary

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Vivian!

    Empréstimo concedido, fique à vontade.

    Mil beijos!

    ResponderExcluir
  12. É minha querida.
    Podemos ser e somos o
    que queremos...
    depende de nós..
    Depende do nosso sentimento
    intimo particular nosso..

    beijo amiga...
    Que seu dia seja super abençoado..

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, querida amiga Vivian.

    Lindo!!
    Se cultivarmos só o que há de melhor em nós, cada vez, erraremos menos.

    Um grande abraço.
    Tenha uma bela semana de paz.

    ResponderExcluir
  14. Este é o maior objetivo da evolução do homem. Ser grandioso.
    Adorei o pensamento escolhido.
    Que bela imagem Vivian!!
    Beijos!
    Carla

    ResponderExcluir
  15. Oi, Vivi! Belíssimo ensinamento, minha amiga! Um beijo... LÜ...

    ResponderExcluir
  16. Ah sim! tanto é verdade, que já ouvi dizerem que o nosso cérebro carrega nosso próprio veneno: "nossos pensamentos" aí vai de cada um a dose...

    Boa postagem querida!
    Grande beijo pra vc!!

    ResponderExcluir
  17. Vivian querida, vim agradecer teu carinho, as belas palavras no meu cantinho.
    Obrigada!
    Os textos que você deixa aqui, sempre nos leva a reflexões boas.

    Um beijo linda.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  18. Oi, Vivian!

    O lado aristocrático da vida! que envolve a ligação profunda entre espírito e sensibildade deveria ser uma missão nobre a aprofundar na civilização... Mas creio que o "deserto" e a decadência continua a crescer porque o lado mais fácil e mais bestial e diabólico se acentua...Muito actual a sua escolha e uma excelente chamada de atenção.obrigado por partilhar.

    abraço carinhoso,

    Véu de Maya

    ResponderExcluir
  19. Ei amiga,

    roubei a imagem e coloquei de papel de parede aqui, amei ^^

    P.S: Sobre o Escuridão, não é que termina ruim, é que ela não esclarece nenhum dos mistérios, fica tudo para o segundo livro da trilogia. Então o livro é bom mais sem final rs.

    P.S2: Estou melhor sim, obrigada :)

    bjoo

    ResponderExcluir
  20. Vivian, que textos maravilhosos vais partilhando connosco! Não conhecia este e mais do que nunca ele é actual e necessário.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  21. Vívian, ultimamente tenho dado preferência aos blogs que trazem mensagens reflexivas, neles eu tenho certeza que saio melhor sempre. Estou dizendo isso para que saiba que o seu é um deles, é muito bom estar aqui e o texto de hoje é ótimo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Boa noite querida ,texto muito bom, é verdade temos que permitir o nosso melhor lado falar mais alto,uma semana iluminada pr vc bjks no teu coração!

    ResponderExcluir
  23. Realmente os homens grandiosos são aqueles que permitem que suas mentes sejam iluminadas pelo "Pensamento humanista”, aquele que visa o bem comum de todos os homens sem distinção de credo, raça, cor ou condição social. Belo post, abraços poéticos.

    ResponderExcluir
  24. Estou aqui pensando sobre o que li...
    Um beijo grande

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por deixar um comentário!