Como ter saúde perfeita - Parte 2 - As técnicas

Foto: Geralt

            A primeira parte do texto tratou sobre a influência que nossos pensamentos e emoções têm sobre nossa saúde física. Vimos que apesar de não ser fácil, pois requer disciplina e ações da nossa parte, que é possível controlar e filtrar o que pensamos e sentimos. Se você não leu a primeira parte clique aqui.
            
     Hoje abordaremos quais atitudes e ações são necessárias para termos a saúde perfeita. Todas as sugestões contidas neste texto fazer parte do livro Conexão Saúde do Deepak Chopra e são frutos de pesquisas e observações de inúmeros casos.

Foto:Geralt


      "O poder interior de cura é a maior força de que dispomos para chegar à saúde." 
                                                                                Hipócrates


Segundo Chopra estas são as atitudes e ações que devemos ter para ter a saúde perfeita:

Foto:Geralt


_ Observe onde anda sua atenção: "Tudo o que recebe atenção cresce. Se você direcionar a atenção para situações negativas elas tomarão vulto em sua consciência e irão interferir em sua saúde." Foque no que você quer e não no que não quer.

Foto:41330

_ Tenha um objetivo na vida. "Quando conseguimos nos concentrar em um objetivo, damos um passo importante em direção à saúde. Objetivos definidos de vida - ter uma profissão, uma família, um hobby, etc... - mantêm as pessoas vivas, e o corpo responde a eles com vitalidade.

Foto:Geralt

_ Busque se conhecer. "O autoconhecimento leva a um estágio de tranquilidade e sensatez. Não há poder no mundo que se iguale ao poder conferido pelo autoconhecimento."

Foto:Geralt

Tome consciência dos pensamentos negativos, entenda-os e mude sua atenção. Não lute contra eles pois desta forma eles crescem.

Foto:Geralt

_ Tenha sua atenção focada no presente, no agora. Quando se presta atenção no momento presente, ele se desenvolve com plenitude.

Não viva preocupado nem com o passado, nem com o futuro. Desapegue-se. Lembre-se: " o passado é imutável, viver em meio aos enganos e mágoas do passado é totalmente improdutivo. Reconheça os erros passados, aprenda com eles e deixe-os no seu devido lugar, no passado. Para dedicar sua atenção ao presente é preciso a percepção sadia de que o passado se foi para sempre.  

As pessoas que se preocupam com o futuro se convencem de que a preocupação é, de certo modo, o modelo correto de pensamento para evitar que as coisas ruins aconteça. Entretanto, atenção é atenção. Tudo o que damos atenção cresce. Se ficarmos imaginando coisas que não queremos ver acontecer, é quase certo que o resultado será o oposto. Se queremos imaginar o futuro, que ele seja repleto de alegrias e coisas boas."

Foto: https://www.jornalnh.com.br

_ Seja Grato. "Os efeitos nocivos da preocupação são eliminados através da valorização do que a vida nos oferece."

Foto:Geralt

_ Valorize as pessoas que estão a sua volta, elogie, mas seja sincero. Todo mundo precisa se sentir importante e valorizado. Se você não se sente assim, dê o primeiro passo, elogie, reconheça. Lembre-se: "Faça aos outros o que espera que eles façam por você. Elogios e afeto produzem a saudável sensação interior de valorização."

Foto ColiN00B

_Tenha hábitos saudáveis. Preste atenção nos seus hábitos. Eles te fazem bem? O que fazemos diariamente tem um peso enorme na soma dos dias. "O bom hábito deve ser adquirido sem esforço durante um período de tempo, deve ser guiado por pensamentos positivos e conscientemente repetido, mas não como se fosse o inimigo de um hábito ruim. Cultivamos dessa forma, novos hábitos condicionam o corpo e a mente a gerar saúde e felicidade automaticamente."

Foto:Pixabay

_ Preste atenção no que você come e faça alguma atividade física. Procure introduzir alimentos saudáveis na sua dieta.

Foto: rawpixel

_ Use a moderação na vida. "O corpo tem limites que devem ser respeitados. Modere o apetite, o lazer, o trabalho e a quantidade de exercícios."

Foto:google

_ Tenha a mente aberta. As pessoas com mente aberta simplesmente têm por hábito abrir novos canais. Em vez de temerem, elas aceitam a oportunidade de descobrir algo novo, algo que desafie seus preconceitos e destrua ícones. A intolerância é um veneno, contamina o crescimento e impossibilita o florescimento da saúde perfeita. Uma mente curiosa e aberta é o pré-requisito para uma existência saudável.

Foto:DanielReche

_ Cultive a fé e o encantamento. "A fé transcende o conceito religioso, a fé é uma força primordial da natureza. A fé desconhece limites, pois a inteligência tem a capacidade infinita de criar novos aspectos da realidade."

Foto:Geralt

_ Veja os outros como a si mesmo. Segundo Tarthang "Quanto mais conheço os problemas dos outros, mais meus próprios problemas se dissolvem. O conhecimento do outro aumenta o autoconhecimento, o autoconhecimento aumenta a compaixão e a compaixão aumenta o conhecimento do outro." 

Foto:google

_ Cultive o amor por tudo que o cerca, pelas pessoas, pela natureza, etc...

Foto:mohamed_hassan

_ Pratique algum tipo de meditação

*Vou colocar no final do post a Meditação Atenciosa, que consta no livro.

Foto: Tanti Tati

Estas são as recomendações do Dr. Deepak Chopra para uma saúde perfeita. Vamos por em prática? 

Para mim o mais difícil está sendo organizar uma rotina que inclua exercícios físicos e a meditação. Já consegui cumprir um mês desta rotina, mais se esquecia um dia, acabava esquecendo os outros! Mas não desisti. E para você? O que é mais difícil de incluir na rotina?

    *Para quem tiver interesse em aprofundar o conhecimento recomendo a leitura do livro que conta ainda com a atenção detalhada do Chopra em relação as doenças, tais como Hipertensão, ataque cardíaco, derrame, câncer, fumo, álcool, drogas, controle de peso e obesidade, fadiga crônica, distúrbios gastrintestinais, disfunções sexuais, sono e insônia, estresse e estafa, distúrbios emocionais e depressão. 

Foto: Terimakash0

Deixo aqui a Meditação Atenciosa exatamente como está no livro, página 215:

"Trata-se se uma técnica simples de desencadear um estado de relaxamento profundo de corpo e mente. À medida que a mente se aquieta — e permanece desperta — você vai se beneficiar de um estado de consciência mais profundo e tranqüilo. 

1. Antes de começar, encontre um local silencioso em que não vá ser perturbado. 

2. Sente-se e feche os olhos. 

3. Concentre-se na respiração, mas inspire e expire normalmente. Não tente controlar ou alterar a respiração deliberadamente. Apenas observe. 

4. Ao observar a respiração, vai ver que ela muda. Haverá variações na velocidade, no ritmo e na profundidade, e pode ser que ela pare por um momento. Não tente provocar nenhuma alteração. Novamente, apenas observe. 

5. Pode ser que você se desconcentre de vez em quando, pensando em outras coisas ou prestando atenção aos ruídos externos. Se isso acontecer, desvie a atenção para a respiração. 

6. Se durante a meditação você perceber que está se concentrando em algum sentimento ou expectativa, simplesmente volte a prestar atenção na respiração. 

7. Pratique esta técnica durante quinze minutos. Ao final, 
mantenha os olhos fechados e permaneça relaxado por dois ou três minutos. Saia do estado de meditação gradualmente, abra os olhos e assuma sua rotina. 

Sugiro a prática da meditação atenciosa duas vezes ao dia, de manhã e no final da tarde. Se estiver irritado ou agitado, pode praticá-la por alguns minutos no meio do dia para recuperar o eixo."

Referências:
Chopra, Dr. Deepak - Conexão Saúde- São Paulo, 1991. Editora: Best Seller- Circulo do Livro
Imagens: Pixabay.com, google.com

8 comentários via Blogger
comentários via Facebook

8 comentários:

  1. Me han parecido muy interesantes, a mi lo que mas me cuesta es no mirar hacia el futuro de forma pesimista, eso y si medito me desconcentro rápido.
    Un beso querida amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me siento muy contenta con su comentario.
      ¡Gracias, querida Lu, por participar!
      Besos!

      Excluir
  2. Vivian,

    Maravilhoso post.
    Gostei dos tópicos, são básicos, mas esquecidos pela maioria. Não é à toa que o mundo está desse jeito.
    Eu não conhecia essa meditação sem o controle da respiração, vou fazer. : )

    Abraços,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sua rica participação nos dois posts!
      Grata pela interação!

      Excluir
  3. .
    Olá. Visitando, vendo, lendo, admirando, e gostando muito das suas publicações
    .
    * Foi nosso amor ... deslapidada loucura. *
    .
    Deixando votos de felicidades

    ResponderExcluir
  4. Muito bom este post!
    Afasto os pensamentos negativos, que raramente me assaltam.
    Sinto uma profunda gratidão e isso me faz bem.
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz com seu comentário, Querida Isa!
      Todos nós somos, ás vezes, assaltados por pensamentos negativos, nos resta saber lidar com eles. Grata! Beijos!

      Excluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por deixar um comentário!

Quer ser avisado quando tiver post novo? Inscreva seu email é grátis!