Controlar a Ansiedade

           

           Quando receamos algum mal, próprio fato de o recearmos atormenta-nos enquanto o aguardamos:teme-se vir a sofrer alguma coisa e sofre-se com o medo que se sente! Tal como nas doenças físicas há certos sintomas que pressagiam a moléstia- incapacidade de movimento, lassidão completa mesmo quando não faz nenhum esforço, sonolência, calafrios por todo o corpo-, também um espírito débil se sente abalado, mesmo antes de qualquer mal se abater sobre ele:como que adivinha o mal futuro, e deixa-se vencer antes do tempo.Há coisa mais insensata do que nos angustiarmos com o futuro em vez de deixarmos chegar a hora da aflição, e atrairmos sobre nós todo um cúmulo de tormentos? Quando não é possível livrarmo-nos por completo da angústia, pelo menos adiemo-la tanto quanto pudemos. Queres ver como é verdade que ninguém deve atormentar-se com o futuro?
Imagina um homem a quem tenha sido dito que depois dos cinquenta anos será submetido a graves suplícios: ele permanece imperturbável enquanto não passa a metade desse espaço de tempo, altura em que começa a aproximar-se da angústia prometida para a segunda metade da sua vida.Por um processo semelhante sucede também que certos espíritos doentes sempre em busca de motivos para sofrer se deixam tomar de tristeza por fatos já remotos e esquecidos. A verdade é que nem o passado nem o futuro estão presentes, pelo que não podemos sentir qualquer deles. Ora a dor somente pode resultar de algo que se sente!
                   
                    Séneca,in "Cartas a Lucílio"
Fonte:citador.pt

 **Bom dia Amigos!! Tem post novo no outro blog.
Obrigada!!
24 comentários via Blogger
comentários via Facebook

24 comentários:

  1. Séneca um grande filosofo e pensador, que viveu há mais de 1900 anos, conseguia ver a vida com uma atualidade que nos espanta.
    A escolha deste pensamento, revela a forma como está atenta a tudo o que nos rodeia.
    Magnífico.

    ResponderExcluir
  2. Sêneca tem razão!Lindo isso e saber controlar nossa ansiedade é prciso.Não é fácil,mas...beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Olá Vivian
    O texto é muito bom. Sou uma pessoa muito ansiosa, e não consegui controlar sem tratamento. Tomo florais três vezes ao dia, o que tem amenizado um pouco.
    Bjux

    ResponderExcluir
  4. Olha,,,esse é um terrivel defeito que eu carrego,,,ansiedade,,,e não há nada que me faça controlar,,,dizem até que em tudo eu sofro por antecedencia...rs....é ruim,,,,beijos querida e um dia todo lindo pra ti.

    ResponderExcluir
  5. Vívian, penso que o controle da ansiedade deve ser um exercício contínuo e infinito, não é fácil manter serenidade nos dias de hoje.

    Tenha uma linda semana, beijos.

    ResponderExcluir
  6. nesse caso, usar a sabedoria dos orientais: viver exatamente o agora, o tempo presente. beijos saudosos, florzinha!

    ResponderExcluir
  7. Vivian

    Este é um dos meus maiores problemas: controlar minha ansiedade.
    Meus medos, minha pressa me fazem parecer negativa, sem fé.
    Mas não é assim. Tenho fé e esperança sempre, mas não consigo controlar a ansiedade.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  8. Vivian querida
    Sêneca tem toda a razão. Mas eu sou uma pessoa que vivo o dia a dia com ansiedade, tento me controlar para não pensar em problemas que ainda não existem, embora poderão vir a existir, por vezes sofro com antecedência, mas vivendo os dias de hoje não é fácil viver de forma diferente. Sabes amiga precisava de ter um botão que podesse ligar e desligar quando eu quizesse. Bela escolha a tua com este texto.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, querida amiga Vivian.

    Adorei!! O "hoje", é uma bandeja repleta do que podemos escolher e nos servir.

    Estava com saudades.
    Muito obrigada pelo carinho de sempre. Fique com Deus.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. "A ansiedade e o medo envenenam o corpo e o espírito."

    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Temos essa mania de querer saber sobre o futuro, e nessa ãncia esquecemos de viver o presente na sua plenitude.

    Parabéns pelo blog.

    Obrigada pela visita no Flores no Caminho.

    estou seguindo e levando o seu link para o blog Caixinha de Sentimentos
    (www.devaneios-fragmentos.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  12. Vivian o medo e o pessimismo já é a própria derrota.
    Belíssimo texto!
    Beijos,
    Carla

    ResponderExcluir
  13. Costumo não ruminar nem deixar crescer coisas assim em mim...
    Muitas vezes é difícil, mas com disciplina e serenidade se chega a algum lugar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Ei querida, tudo bem?

    Eu não sou medrosa nem nervosa, mas sou muito ansiosa rsrsrs. Estranho ne? Gostei do texto.

    Nossa vc já está no terceiro livro da Sookie? ta rápida hein, eu nunca gostei do Bill, eu gosto do Eric rsrs. Ainda mais que assisto a série de TV e o ator que faz o Bill em True Blood eu acho ele muito feio.

    Eu sei que ai é muitooo mais frio rsrs, mas aqui em BH vc precisa ver, faz 20º e já sai todo mundo de jaqueta e cachecol :P

    Não sei se vc vai gostar de diários do vampiro não, tem muita série melhor.

    bjooo

    ResponderExcluir
  15. Viviam, seu texto é muito bom, e mostra uma das coisas mais difícil do ser humano... A ansiedade é um mal que mexe com todo nosso metabolismo e acaba provocando muitas coisas ruim pra nossa vida. A correria, e os problema diário é que provoca toda ansiedade. A unica solução é tentar se acalmar que a ansiedade melhora, e o corpo agradece.Desejo um ótimo começo de semana cheio de coisas maravilhosa pra você. Um Beijo!

    ResponderExcluir
  16. VIVIAN QUE BELO TEXTO SENTI A ORELHA TORCENDO E NEM SEI PORQUE!!!
    A ANCIEDADE É UM MAL QUE ME ACOMPANHA
    E BASTA UM DESCUIDINHO PARA QUE VENHA SE INSTALAR COMO CONVIDADA DE HONRRA
    MAS UM DIA EU CONSIGO LIVRAR-ME DELA.
    BJS UM ABRAÇO MARLENE

    ResponderExcluir
  17. Como ficamos surpresos quando visitamos os pensadores clássicos e nos deparamos com a clara acertividade acerca de questões atuais. Não poderia ser Sêneca mais contemporâneo no tema abordado do que se mostrou neste trecho.
    O mal que a ansiedade, o medo, a negatividade provocam aos indivíduos de qualquer era, de todos os tempos.
    Que escolha fortuita, Vivian, essa "ponte" ligando passado e futuro.
    Amei!
    Mil bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  18. Vivian,tem razão:sofrer por antecipação é sofrer duas vezes!Linda sua msg e muito util tb!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  19. Há que saber moderar a ansiedade e deixar o passado lá atrás. Reviver angústias ou sofrer por antecipação é prejudicial à saúde.
    Séneca era um visionário :))
    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Oi,Vivian!Pois é aqui é mais frio do que ai.Ai ai esse texto parece ter sido escrito para mim eu sou a rainha do sofrer por antecipação, já fico sofrendo, ansiosa, com medo de que o pior aconteça.
    Belissim otrecho de Sêneca ele sabia mesmo das coisas.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  21. As vezes sofro por atecedência sim...Eu sei q isso nao é bom, mas sou meio ansiosa sim(as vezes até demais)...Vou tentar mudar este quadro, estyou tentando melhorar.Gostei muito deste texto q me fez refletir sobre isso.

    Obrigada e ótima semana pra vc tb.

    Beijos

    Maria

    ResponderExcluir
  22. E mesmo antes de Séneca, Jesus no "Sermão do Monte",em Lucas 12, nos orienta da seguinte maneira:
    22..." Não estejais receosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, nem quanto ao corpo, pelo que haveis de vestir.
    23 Pois a vida é mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário.
    24 Considerai os corvos, que não semeiam nem ceifam; não têm despensa nem celeiro; contudo, Deus os alimenta. Quanto mais não valeis vós do que as aves!
    25 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
    26 Porquanto, se não podeis fazer nem as coisas mínimas, por que estais receosos pelas outras?
    27 Considerai os lírios, como crescem; não trabalham, nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.
    28 Se, pois, Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais vós, homens de pouca fé?

    Um beijo bem grandão pra você e que sua semana seja de muita paz e que o receio e ansiosidade fuja da sua presença sempre.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Vivian
    Muito legal! Sêneca, mais sábio do que pensador! Adorei!
    Já vou correndo visitar o novo blog. Bjkas com muito carinho!

    ResponderExcluir
  24. Vivian, tem desafio e mimos pra você lá no baú, se quiser participar é só passar lá e levá-los com você.

    Bjs!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por deixar um comentário!