Quem foi George Washington Carver? Uma história impressionante.

Foto:Skeeze

               "Quando se consegue fazer as coisas comuns da vida de uma maneira fora do comum, dispõe-se da atenção do mundo."
                   
                     George Washington Carver

        *Hoje escolhi uma história impressionante. George Washington Carver tinha tudo para não conseguir nada. Mas sua força interior, boa vontade e tenacidade fizeram toda a diferença. Foi a biografia mais marcante e impressionante que já li! Agradeço a Namie, minha querida professora de pintura, por ter me emprestado esta linda história!! 
                   


          A vida nunca foi fácil para George Washington Carver (1864-1943). Ele nasceu em meio à Guerra Civil Americana, quando os estados do sul, escravocratas, lutavam contra os estados do norte, que não aprovavam a escravidão. No estado sulista do Missouri, sua mãe, escrava, foi raptada logo que a guerra acabou e nunca mais foi vista pelos filhos ou por seus donos, os Carver, que criaram o menino e lhe deram o sobrenome. Ele foi um menino com uma saúde muito frágil.



     Mas George nunca se deixou abater. Curioso, queria aprender tudo o que via ao seu redor. Assim criou suas próprias agulhas para tricotar e fazer crochê, aprendeu a cozinhar, lavar e passar roupas e, principalmente, a cuidar de plantas.

    Ficou conhecido como o "doutor das plantas" por seus vizinhos, que o procuravam se suas flores estivessem com problemas. Mas o menino sentia que precisava estudar seriamente em uma escola.

    Com o fim da guerra, a escravidão foi finalmente abolida em todos os estados, mas a segregação racial continuou oficializada no país por muito tempo. Não era qualquer escola que admitia negros em suas salas.



    Mas, mesmo enfrentando rejeições e humilhações, Carver persistiu até conseguir um lugar que o aceitasse. Ele pôde, inicialmente, estudar artes, principalmente pintura a óleo. Seus quadros retratando plantas e flores eram muito apreciados. Com a ajuda da professora, ele conseguiu iniciar sua carreira em ciências, tornando-se um botânico na Universidade Estadual de Iowa. Em seguida, foi pesquisar em Tuskegee, no Alabama, onde ficou o resto da vida.

     No seu trabalho científico e engenhoso, Carver não só conseguiu vários resultados, como fez muito pelo bem dos negros e de toda a região sul dos Estados Unidos. Em seu humilde laboratório, pesquisou várias plantas e descobriu muitos produtos derivados do amendoim, batata-doce e outros vegetais.

      Um de seus feitos mais famosos foi conseguir produzir o índigo, que dá o tom às calças jeans e que salvou a indústria
americana em época de escassez de corantes.

     Carver era uma espécie de consultor para os pequenos agricultores, e ensinava-os sobre tudo o que se referia a plantações. Além disso, fez conferências para a associação dos agricultores e empresários do amendoim, aconselhando-os sobre o plantio e sobre a produção de derivados desse vegetal.


   O cientista também impressionou positivamente o Congresso americano quando foi convidado a dar sua opinião sobre a viabilidade econômica de produzir o amendoim, substituindo as importações.

     Ele foi amigo de presidentes dos Estados Unidos, ministros da agricultura e de empresários como Henry Ford e Thomas Edison, que o convidou para trabalhar em sua empresa de invenções, impressionado pelas descobertas que saíam do laboratório do "doutor das plantas".



        Carver poderia ter se tornado muito rico, mas recusou todos os convites porque limitava sua vida a pesquisar para ajudar seu povo, recebendo somente o necessário para viver. Era comum o botânico aparecer nas revistas da época, e hoje várias instituições mantêm viva a sua contribuição para a História.



 "Até que ponto você vai na vida depende de você ser gentil com o jovem, compassivo com o idoso, misericordioso com o esforçado e tolerante com o fraco e o forte. Porque algum dia na vida você terá sido todos eles."

               George Washington Carver


Fontes: revistagalileu.globo.com
             Citador.pt
Imagens: google
                pixabay.com
9 comentários via Blogger
comentários via Facebook

9 comentários:

  1. Uma "estória" de Vida.
    Obrigada pela partilha.

    Um bom Dia e votos de um Feliz Natal!
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  2. Ei Vivian, que história interessante eu não conhecia ^^

    Ah é muito bom sair de férias com um pacote de livros não é? Ainda mais se forem divertidos, adoro rs

    Feliz Natal para vc tbm querida e um ano novo repleto de realizações para você e toda sua família.

    bjoo

    ResponderExcluir
  3. OI VIVIAN linda lição de Vida!!!

    Estamos muito felizes e queremos lhe desejar um Natal e um Ano Novo Cheio de Paz, Harmonia e obriagada por estar conosco em 2010 e que 2011 continuemos nossa Jornada!!!

    Obrigada pelo seu Carinho e sua Amizade!!!

    Já levei o novo link e o obrigada pelo selinho de Ntal já esta lá no Blog!!!!

    Beijkas Mil Das Borboletas!!!!


    Ro e Va

    ResponderExcluir
  4. Vivian, queria agradecer as visitas feitas lá no meu blog e desejar um feliz natal e um excelente ano novo.Beijos e continue seguindo meus anjos.Nossa que otíma história, eu sempre fico muito feliz de vim aqui.Beijos

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por compartilhar!!

    O Natal é mais do que presentes;
    É o espírito de doce amizade que brilha todo o ano.
    É consideração e bondade, é a esperança renascida novamente,
    para paz, para entendimento, e para benevolência dos homens.
    É o nascimento de Jesus!
    Muitas flores, muitos sorrisos e muita paz no coração!
    ★ ┊    ★ ┊┊   ★ ┊  ★ ┊    
    ┊   ┊ ☆   ☆┊ ┊     ★┊  
      ★ ┊    ★ ┊ ★ ┊ ★ ┊
    ┊   ┊ ☆   ☆┊    ★┊ ☆ ☆ 
    ☆┊   ☆   ★ ┊    ★ ┊┊ ☆   
    ┊   ┊ ☆   ☆┊    ★┊★┊ ★
    ☆┊ ☆   ★ ┊    ★ ┊ ☆

    Feliz Natal!! E um lindo 2011!!

    ResponderExcluir
  6. Vivian, querida !

    Feliz natal pra voce tambem !

    E que venha 2011 , trazendo esperança de muita Paz e Harmonia para todos nós !

    Um Beijo !

    ResponderExcluir
  7. Ué, vi teu comentário que não tinhas me visto e lembrei que tinha lido e comentado. Achei linda essa história e belo exemplo.

    Um beijo,FELIZ| NATAL e tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  8. Que exemplo extraordinário o deste Homem!!
    Há dias que é preciso ler "estas coisas" fantásticas para
    sermos capazes de encarar a Vida de frente.
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  9. Estupenda historia de valor y de vida, así mismo de humildad y superación con muchas dificultades. Me gustó mucho, amiga.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por deixar um comentário!