O Saber Oral


      
          "O novo saber que o gênero humano vai adquirindo não compensa o saber que se propaga apenas pela transmissão oral direta, o qual, uma vez perdido, nunca mais se pode readquirir e retransmitir:nenhum livro pode ensinar aquilo que apenas se pode aprender na infância, se se entrega o ouvido e o olho atento ao canto e ao voo dos pássaros e se encontram então alguém que pontualmente lhes sabe dar um nome."


            Ítalo Calvino, in "Palomar"


Fonte:citador.pt


**Fiquei encantada com este pensamento, pra mim a maior riqueza que meus avós me deram foram suas histórias, seu conhecimento. Fazendo isso, eles se tornaram parte de mim, e passo adiante.


38 comentários via Blogger
comentários via Facebook

38 comentários:

  1. A transmissão do saber dos mais velhos para os mais novos é muito importante.
    Mas... aprender com os mais novos também é importante.
    Querida amiga Vivian, tem um bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo e realmente o que ouvimos dos mais velhos é lindo e fica pra sempre.beijos,chica e ótimo dia!

    ResponderExcluir
  3. Oi querida Viviam...
    A história oral é o mais belo gênero de trasmissão de conhecimento e cultura.É algo que sai do coração e das experiências de determinadas pessoas ou grupo.
    Lindo texto...
    Tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  4. Oi minha linda amiga, isso se faz real em mim, pois carrego comigo, até os dias de hoje, muito do que ouvi de meus avós, meus pais e algumas pessoas queridas que marcaram minha infância.

    Lindo!!!

    Beijos de um delicioso dia.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a postagem, as histórias fazem parte do meu imaginário e vieram de gerações em gerações. A sabedoria popular, nascidas de um autor anónimo, têm um potencial riquíssimo e digno de louvor! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Existe um saber que só vem no dia a dia da vida,,,da convivencia,,,super beijo de bom dia pra ti querida...

    ResponderExcluir
  7. Vivian querida Bom dia....lindo pensamento...Que bom que carrega com você no coraçao e no pensamento as histórias dos avós...Isso é muito bom para o coraçao e para vida...
    muitos beijus de um bom dia..
    sua amiga
    titi

    ResponderExcluir
  8. Isto é forte dentro de mim. Passei minha infância ouvindo historinhas fantásticas e aconselhamentos que perduram até hoje em minha personalidade. A ilustração, fez-me lembrar dos campos franceses.Abração.

    ResponderExcluir
  9. Vivian,tb adorei esse pensamento!Os homens acumulam muita cultura oral,com suas histórias e experiencias de vida e isso não pode se perder!Bjs,

    ResponderExcluir
  10. Vivian,tb adorei esse pensamento!Os homens acumulam muita cultura oral,com suas histórias e experiencias de vida e isso não pode se perder!Bjs,

    ResponderExcluir
  11. oi Vi,

    o que aprendemos na infância é totalmente absorvido pelo nosso
    coração,
    e não esquecemos mais,
    prova disso é que algumas vezes
    já comentei algumas postagens
    com frases do meu pai,
    minha avó,meu avô...
    viu,fica gravado!!!

    muitos beijinhos,
    amiga

    ResponderExcluir
  12. Também adorei esse pensamento,quanta coisa aprendemos com aqueles que já experenciaram tantas coisas não é?
    Beijos e um ótimo dia pra ti!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Vívian,

    Percebo diariamente este saber convivendo diariamente com a minha avó, com certeza não é algo que aprendemos nos livros. Adorei o pensamento de hoje =]

    Ainda não vi sobre a continuação do Firelight, são tantas séries que acompanho e que demoram a lançar que nem me preocupo mais rsrs.

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  14. Ítalo Calvino, este grande escritor, que sabia desde cedo o quanto o saber transmitido era importante para a propagação da história.
    Sabia da importância das letras, mas ela dissociada da experiência nada vale.
    Lindo este pensamento postado.
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Vivian querida, adoro seus comments lá no meu Crystal :)
    Adorei o post, a verdade é que na infância aprendemos mais com os exemplos das atitudes de quem nos cerca do que com as palavras que nos são ditas.
    Lindo dia ensolarado pra vc florzita,
    bjokitas no seu coração!!

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post querida como sempre muito bom estar aqui um lindo dia bj no teu coração!

    ResponderExcluir
  17. Concordo que é lindo e melancólico Vivian, porque verdadeiro.
    Beijos e bom dia!!
    Carla

    ResponderExcluir
  18. Olá,Vivian!As primeiras coisas,sem dúvida as mais essenciais são aprendidas de forma oral memso, é isso o que está faltando nos dias de hoje,os pais passaram a responsabilidade de educar para a escola.
    Beijossss

    ResponderExcluir
  19. olá vivian seu blog é lindo, tenha um maravilhoso dia na presença de Deus. bjs

    ResponderExcluir
  20. Quem bom ler estas grandes verdades.

    ResponderExcluir
  21. Plenamente de acordo,minha linda!
    Esse saber que passa de geração em geração é precioso!
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  22. A experiência ensina. Renova sentimentos. Vale à pena lembrar-se do passado como base única para o aprendizado, quando ao ver a luz da vida, pudemos através de cada olhar vicejar uma novidade e aprender com tudo o que é novo.
    ... E que bons ensinamentos tivemos!

    Um abraço, querida Vivian!

    ResponderExcluir
  23. E tem razão! Aprendemos muito mais com os exemplos, com o que ouvimos no decorrer da vida, do que com livros. Estes, aumentam o conhecimento, mas não dão experiência.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  24. Lindo...

    Tem um livro que li a algum tempo que me deixou uma mensagem muito bonita..

    O Visconde Partido ao Meio..
    Vale a pena a leitura..
    bjkas..

    ResponderExcluir
  25. Vivian
    Desculpa querida hoje vim muito tarde.
    Sabes que eu gosto imenso de conviver com os mais velhos e tenho amigos muito mais velhos do que eu, estou sempre a aprender algo com eles..
    beijinho

    ResponderExcluir
  26. Olá Vivian,
    Perfeito.
    Sem dúvida, há conhecimentos que os livros não nos podem trazer, posto
    que adquiridos num estágio de nossas vidas através da sabedoria de nossos
    ascendentes.
    Esta transmissão oral se instala em nossa memória e se torna condutora
    de muitas de nossas atitudes e decisões no curso da vida.
    Beijinhos, com carinho.

    ResponderExcluir
  27. Oi Vivian!
    A sabedoria dos mais velhos é sempre muito rica. Adorava escutar meu avô quando pequena, seus causoa, as adivinhações, os provérbios, as poesias.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  28. Realmente encantador minha flor, adorei,aprendemos muito mais com as experiencias da vida.
    Adoro este cantinho demais, beijos doces doces pra ti

    ResponderExcluir
  29. Vivian, tenho comigo que histórias são sempre lindas: contadas ou lidas.Sempre provocam nossa imaginação.bjs

    ResponderExcluir
  30. Eu tbm acho...
    Eu adoro os idosos exatamente por isso... por suas histórias que sempre são fascinantes.

    Beijos, Vivian...

    ResponderExcluir
  31. Tenho o maior apreço pela tradição oral, que além de ser esse veículo de conhecimentos herdados ainda transmite na sua prática todo o sentimento que aproxima os contadores dos ouvintes.
    Através dos séculos a humanidade se enraizou pela tradição oral.
    Excelente lembrança, Vivian.
    Bjinhos,
    Calu

    ResponderExcluir
  32. muito linda
    sua postagem
    e muito interessante
    também fiquei
    encantada
    linda noite bjs

    ResponderExcluir
  33. belo pensamento do ítalo. como é importante saber ouvir quando somos crianças e jovens. e durante várias séculos na história da humanidade, tudo o que havia era a tradição oral, só depois veio a escrita. a bíblia mesmo teve suas origens na tradição oral do povo de israel.

    bjs

    ResponderExcluir
  34. Ei querida!
    Adorei a postagem. Ótima!
    Beijos floridos na sua alma!
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  35. VIVIAN
    è mesmo a minha flor




    A ti...
    Flor de porcelana...
    Que no meu jardim...
    Floria...
    E me deixava feliz...
    E que recordo...
    Com muita saudade...
    E deixo...
    Nestas linhas...
    Uma singela homenagem...
    À flor...
    Mais linda...
    Que Angola tem...
    E que o mundo já viu...

    LILI LARANJO

    ResponderExcluir
  36. VIVIAN
    è mesmo a minha flor




    A ti...
    Flor de porcelana...
    Que no meu jardim...
    Floria...
    E me deixava feliz...
    E que recordo...
    Com muita saudade...
    E deixo...
    Nestas linhas...
    Uma singela homenagem...
    À flor...
    Mais linda...
    Que Angola tem...
    E que o mundo já viu...

    LILI LARANJO

    ResponderExcluir
  37. minha linda menina!
    Encantador quando leio algo que me chama atenção...texto divino...
    Bjssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  38. Drummond também tem um ensinamento sobre isso que acho fantástico : "leia muito e esqueça o mais que puder".

    Abraços, Vivan. paz e bem.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por deixar um comentário!